TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE MARIA CLAUDIA

Exames: TRABALHO DE MARIA CLAUDIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

SÍNTESE REFLEXIVA 05

PLANO DE AULA - 01 07

PLANO DE AULA – 02 08

PLANO DE AULA – 03 09

PLANO DE AULA - 04 10

CONSIDERAÇÕES 11

REFERENCIAS 12

INTRODUÇÃO

Os textos “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e a história literária “As tranças de Bintou” promovem uma conexões entre conceitos para a prática educativa proporciona um melhor conhecimento de como trabalhar de forma interdisciplinar na Educação Infantil.

A relação existe entre o texto ”Uma abordagem integrada da aprendizagem” e a história de Bintou contribuem para uma formação utilizando-as como um elo entre as diferentes áreas curriculares.

“As tranças de Bintou” conta a história de uma menina negra que não se contenta com seus birotes no cabelo e sonha usar tranças como sua irmã mais velha.

Na As tranças história de Bintou podem-se trabalhar conteúdos de diferentes áreas de conhecimentos envolvendo um trabalho interdisciplinar com as crianças.

SÍNTESE REFLEXIVA

O texto intitulado Uma abordagem integrada da aprendizagem relata que “Á medida que enriquecemos a variedade de conexões e relações entre estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seu cérebro, aumentando a retenção de conceitos”.

Destaca-se dessa forma a interdisciplinaridade como um novo paradigma do processo curricular conceituando-se com uma nova concepção de ensino que altera o modo multiplidicinar para a interdisciplinar.

“Algumas atividades matemáticas sugeridas são partes necessárias de uma experiência cientifica. Outras utilizam temas científicos para oferecer um contexto novo ao uso das habilidades matemáticas. A educação atual precisa buscar sempre o aperfeiçoamento para melhor atender as crianças nas atividades de matemática

A música traz efeitos significativos em tudo que a envolve facilitador do processo de aprendizagem. “À medida que as canções passam pela mentes das crianças, elas são lembradas das idéias expressas nas letras. Melodias, letras e ritmos interessantes são comumente usados para lembrar os consumidores de comprarem os produtos, uma vez que são indicadores poderosos da memória. Canções e baladas foram utilizadas para educar durante séculos, até que surgiram os livros e as escolas”. Dessa forma fica claro a necessidade de trabalhar com música em sala de aula. Conforme o PCN (1997, p.15), a arte, e principalmente a música, associada ao contexto interdisciplinar ―...amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão, e a imaginação

“A literatura ampliam os conceitos científicos, associando-os à linguagem e imagens vividas, sejam metáforas ou narrativas”.

”As atividades artísticas são sugeridas como forma de estimular as expressões intuitivas e criativas das idéias infantis. Enquanto as crianças desenham, pintam e modelam para representar o que aprenderam, envolvem a inteligência cinestésico-corporal.”

Através de mediação do professor atuando como facilitador de aprendizagem é possível formar aluno construtor do próprio conhecimento e que sejam autônomos e aptos à cooperação.

Desenvolver “Situações de dramatização permitem que as crianças testem e apliquem as idéias cientificas, usando a imaginação. Sugerem-se duas formas de jogo dramático: ideias de drama criativo para uma dramatização orientada e improvisada de histórias conhecidas e temas para uma dramatização espontânea para qual são oferecidas algumas propostas de modo a estimulas as próprias idéias de dramatização das crianças”.

“O jogo dramático pode utilizar formas de lingüística, espacial, cinestésico-corporal e interpessoal”.

Essas são atividade que incentivam a flexibilidade na troca de estilo de pensamento racional e intuitivo, podendo estimular um novo interesse pelo assunto cientifico em questão. “O movimento criativo é uma maneira relaxante e agradável de aumentar a compreensão de conceitos e fortalecer a retenção das informações. A codificação física (formação de vias neuroniais) ocorre à medida que idéias abstratas são intuitivamente traduzidas em movimentos físicos concretos”.

“Atividades de pensamento criativo fazem o uso da inteligência intrapessoal”.

“As experiências com os alimentos usam o paladar e o olfato para fortalecer a lembrança de conceitos. O prazer de estar envolvido no preparo de comidas saborosas proporciona um intenso estado emocional em relação a memórias duradouras”. Portanto é importante para o professor envolver-se em contexto de aprendizagem que possa propiciar acriança todo conhecimento que ela precisa para aprender de forma eficaz.

PLANO DE AULA - 01

Área do Conhecimento: NATUREZA E SOCIEDADE

Nível de Ensino: Educação Infantil

Conteúdo / Tema: Consciência Negra

Objetivos: Possibilitar a criança compreender os valores básicos para o respeito ao outro, a si mesmo

Procedimentos Metodológicos: Organizar as crianças em circulo para uma roda de conversa sobre os valores básicos para o respeito ao outro, a si mesmo e em seguida fazer a exploração oral com utilização de fantoches do texto “As tranças de Bintou”.

Após a leitura do livro, abrir espaço para as crianças expressarem o que entenderam. Questionar as crianças sobre O lugar onde vive a menina Bintou é parecido com a cidade onde moramos?

Pela leitura do livro, podemos perceber que diferenças entre a vida de Bintou e a de vocês? E que semelhanças? Por que ela não podia ter tranças? Que coisas meninos e meninas que vivem aqui (na cidade de sua escola) não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com