TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Filme A Onda

Ensaios: Analise Filme A Onda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE DO FILME ‘’A ONDA’’

No filme ‘’A Onda’’, temos a historia do professor Rainer Wenger designado para lecionar a uma turma de Ensino Médio aulas sobre autocracia. Percebe-se logo no início do filme, um desinteresse tanto por parte do professor, que gostaria de lecionar sobre anarquia, quanto por parte dos alunos, que optaram pelas aulas sobre autocracia somente por não gostarem do professor que lecionava sobre anarquia.

Para tentar reverter o desinteresse dos alunos pelo assunto, Wenger decide simular uma experiência de ditadura com os alunos, formando o grupo “A Onda”, onde o professor era o ditador e os alunos a massa dominada.

A partir dai os alunos começam a levar o projeto tão a sério, que passam a viver aquilo como verdade.

Logo, observa-se que são muitos os fatores que colaboraram para que a idéia de autocracia se instalasse no grupo.

Primeiramente, os alunos encontram-se em uma faixa etária em que se está formando caráter, opiniões, ideais, sendo assim, são facilmente influenciados e mutáveis.

Em segundo, observa-se durante o filme que os personagens principais, vivem em uma família sem estrutura, onde há falta de uma figura paterna, falta de disciplina, limites, percebendo-se assim que esses jovens tinham uma relação muito superficial com suas famílias.

Todos esses fatores contribuem para que esses jovens procurem externamente por uma figura que exerça a autoridade que eles não têm em casa.

Assim, temos a figura do professor, o qual tem o papel de instruir e repassar seus conhecimentos, e que ao propor um experimento do qual era novidade para ele mesmo, sem levar em conta a fragilidade e imaturidade da turma, tornou-se a figura autoritária e exemplo do qual aqueles jovens procuravam.

Conclui-se então que a relação e a educação frágil recebida por seus familiares, a falta e a busca por ideais e principalmente o desejo intenso desses jovens de pertencerem a um grupo, fez com quem aceitassem as idéias do professor como verdade, contrariando até mesmo suas idéias iniciais, já que ambos, professor e alunos, nutriam maior interesse pelo anarquismo. Sendo assim, a fragilidade desses alunos em formação de caráter e identidade e até mesmo a ausência desta, levou a alienação de idéias, resultando em um fato catastrófico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com