TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Financeira

Dissertações: Analise Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  2.883 Palavras (12 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 12

Uma abordagem prática sobre os indicadores econômico - financeiros

Silvio Paula Ribeiro – email: spribeiro@hotmail.com

Resumo

Esse artigo realiza uma discussão teórica sobre a importância dos indicadores econômico-financeiros na atualidade dos negócios. O presente estudo aborda os seguintes grupos de indicadores: Liquidez, Rentabilidade, Endividamento ou Estrutura de Capitais e por fim os Indicadores de Rotatividade. A metodologia utilizada refere-se a uma pesquisa bibliográfica sobre o tema abordado, e uma aplicação prática nos relatórios de uma empresa. No estudo realizado concluiu-se que o assunto indicador econômico-financeiros já foi discutido em várias situações como artigos científicos, monografias, dissertações, teses, livros e outras, mais qualquer nova discussão, seja ela tradicional ou não, sempre é bem vinda, em virtude da complexidade e importância do tema para as organizações nos dias atuais.

Palavras-chaves: Indicadores. Liquidez. Rentabilidade. Endividamento. Rotatividade.

1 Introdução

No contexto atual, onde a concorrência é cada vez mais forte entre as empresas e a busca pela competitividade é uma necessidade constante até mesmo para a sobrevivência do negócio, a análise da capacidade de pagamento, da rentabilidade, do endividamento e da rotatividade dos ativos, tornam-se fundamental para sobrevivência da empresa.

Sem dúvida, a análise das demonstrações contábeis por meio de indicadores é importante no contexto atual das empresas. Segundo Matarazzo (2003, p. 15) “a Análise de Balanços objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões”.

A Análise das Demonstrações Financeiras pode ser entendida como um conjunto de técnicas que mostra a situação econômico-financeira da empresa em determinado momento, por meio de indicadores. Observa-se que a análise começa justamente onde termina a contabilidade (nos relatórios contábeis) e tem como principal objetivo extrair informações úteis para ser base para tomada de decisão.

As principais Demonstrações Contábeis que podem ser analisadas são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração de Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado.

Para ser feita a análise, deve averiguar se tem a posse de todas as Demonstrações Contábeis (inclusive Notas Explicativas). Também seria desejável ter em mão as Demonstrações Contábeis de três períodos. Com as publicações em colunas comparativas, tem-se de posse de uma única publicação, dois períodos: exercício atual e exercício anterior (MARION, 2002, p. 22).

Vale lembrar que o principal objetivo desse trabalho é mostrar a importância dos indicadores econômico-financeiros na atualidade para as empresas. Para atender ao referido objetivo realizou-se uma discussão teórica sobre a visão de alguns especialistas do tema abordado.

Esse trabalho tem como problema principal tentar responder ao seguinte questionamento: Atualmente é necessário utilizar os indicadores econômico – financeiros na administração das empresas?

Na verdade, além de realizar uma discussão teórica sobre o tema principal: Indicadores Econômico - Financeiros, este trabalho pretende aplicar nos demonstrativos contábeis, os índices selecionados e mostrar a importância desse tema para a administração, como base para sua tomada de decisões.

O presente trabalho divide-se em quatro partes: a primeira refere-se à abordagem introdutória, a segunda mostra a abordagem teórica sobre os Indicadores Econômico-Financeiros, a terceira apresenta a aplicação dos Indicadores em uma empresa fictícia e a quarta e última parte apresenta as considerações finais e as referências bibliográficas utilizadas no decorrer no presente artigo.

2 Abordagem teórica

Abaixo apresenta-se um quadro com os Indicadores Econômico-Financeiros abordados no decorrer do estudo. Salienta-se que os referidos índices foram selecionados, em virtude de serem os mais utilizados. Porém, cabe lembrar que esses não são os únicos.

2.1 Quadro l: Os indicadores econômico - financeiros

ÍNDICES FÓRMULAS

ESTRUTURA

DE

CAPITAIS 1. Participação de Capitais de Terceiros Exigível Total

Patrimônio Líquido

2. Composição do Endividamento Passivo Circulante

Exigível Total

3. Imobilização do Patrimônio Líquido Ativo Permanente

Patrimônio Líquido

4. Imobilização dos Recursos Não- Correntes Ativo Permanente

PL + ELP

LIQUIDEZ

OU

SOLVENCIA 5. Liquidez Geral AC+RLP

PC + ELP

6. Liquidez Corrente Ativo Circulante

Passivo Circulante

7. Liquidez Seca Ativo Circulante – Estoques

Passivo Circulante

8. Liquidez Imediata ____Disponível___

Passivo Circulante

RENTABILIDADE 9. Liquidez ou Giro do Ativo Vendas Líquidas

Ativo Total

10. Margem Líquida __Lucro Líquido_

Vendas Líquidas

11. Rentabilidade do Ativo Lucro Líquido

Ativo Total

12. Rentabilidade. do Patrimônio Líquido Lucro Líquido/Patrimônio Líquido

ROTATIVIDADE 13. Rotação de Estoques Custo das Mercadorias Vendidas Estoque Médio de Mercadorias

14. Rotação de Duplicatas a Receber Vendas a Prazo/Média de Clientes

15. Rotação de Fornecedores Compra a Prazo/Média de Fornecedores

16.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com