TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analises E Expressão Textual

Trabalho Escolar: Analises E Expressão Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Esse filme, conta a história da professora Erin Gruwell assume uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou mesmo acreditar naqueles garotos.

No inicio da relação da professora e os alunos não foi muito boa. Pois a professora é vista como representante do domínio dos brancos nos Estados Unidos. Suas iniciativas para conseguir quebrar as barreiras encontradas na sala de aula vão aos poucos resultando em frustações.

Apesar de muitas vezes apresentar desânimos nas chances de um resultado positivo no trabalho com aquele grupo, Erin não desiste, levanta a cabeça e segue em frente.

Mesmo não contando com o apoio da direção da escola e das demais professoras, ela acredita que há possibilidades de superar as mazelas sociais e étnicas ali existentes. Para isso cria um projeto de leitura e escrita, iniciada com o livro “O diário de Anne Frank" em que os alunos poderão registrar em cadernos personalizados o que quiserem sobre suas vidas.

Ao criar um elo de contato com o mundo Erin fornece aos alunos um elemento real de comunicação que permite aos seus alunos se libertarem de seus medos, anseios, aflições e inseguranças.

Erin consegue mostrar aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos independente da cor, da pele, da origem étnica, da religião etc vão existir sempre e em todos os lugares e que quando se quer algo tem que se lutar ate o fim.

INTRODUÇÃO

O filme "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007), baseado em uma história real, aborda de maneira comovente os desafios da educação, em especial num contexto socioeconômico problemático. A trama inicia-se com a jovem e entusiasta professora Erin Gruwell (Hilary Swank) ingressando, em 1994, na escola Woodrow Wilson (em Long Beach, California), com a incumbência de lecionar literatura e língua inglesa, para a turma da sala 203, formada por alunos de um programa de integração voluntária. Os alunos da sala 203 eram de diferentes nacionalidades, muitos faziam parte de gangues, todos viviam em uma situação socioeconômica muito precária, não se respeitavam entre si ou se interessavam pelos estudos, além de serem alvos de descrédito por parte do corpo docente e da direção da escola, que os acusavam de afastar boa parte dos bons alunos que antes ali estudavam. A maioria dos alunos de tal sala vivia em situação de risco social, sendo que alguns estavam lá apenas como alternativa ao reformatório.

DESENVOLVIMENTO

A professora Erin Geuwell chega ao Colégio Wilson para lecionar Língua Inglesa e Literatura, no começo ela é rejeitada pela turma; Aos poucos vai conquistando os alunos e perdendo o marido;A professora leva os alunos para conhecerem o Museu do Holocausto; Após faz a proposta que eles escrevam o que querem num diário, baseado no “Diário de Anne Frank”; A relação aluno e professora melhoram cada vez mais, porém Erin deixa o marido de lado para corrigir os diários dos alunos entre outras atividades; O marido a deixa; A professora G consegue levar para a escola a Miep Gies, protetora de Anne Frank para uma conversa com os alunos; Festa na escola com brindes e livros para os alunos; Publicação dos diários dos alunos em um livro “O Diário dos Escritores da Liberdade”.

Os demais professores achavam os alunos da turma 203 “diferentes” dos outros, rebeldes, indomáveis, que não se interessavam nos estudos, que não tinham condições nenhuma para aprender ou ser alguém na vida por serem a maioria negra e não terem uma condição econômica tão boa assim.

Os demais professores achavam os alunos da turma 203 “diferentes” dos outros, rebeldes, indomáveis, que não se interessavam nos estudos, que não tinham condições nenhuma para aprender ou ser alguém na vida por serem a maioria negra e não terem uma condição econômica tão boa assim.

COMENTÁRIOS GERAIS

Eles mudaram o seu jeito de pensar principalmente, percebendo que o que eles estavam fazendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com