TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Fílmica E Textual

Ensaios: Análise Fílmica E Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO OCIDEMNTE (ISEO)

Chancela NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ITABUNA (NPGI)

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu

PSICOPEDAGOGIA TRANSDISCIPLINAR:

CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR

Análise Fílmica e Textual

Módulo: INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA TRANSDISCIPLINAR

Psicopedagoga: Genigleide Santos da Hora

Aluna: Luciene Ribeiro dos Santos.

Turma: 04 Data: 24/08/2012.

1- Título do filme: “Como as Estrelas na Terra”.

2- Ideia central e questionamentos levantados, a partir do filme.

A idéia central do filme é mostrar a história de um menino que tem problemas com dislexia, e o despreparo das escolas. Os professores não eram preparados e não perceberam a dificuldade do menino. Ele não conseguia diferenciar letras como o “d” e “b”, e além de sonhar acordado, imaginando voar em naves espaciais, ou apenas a observar o pátio da escola. A mesma não é compreendida em casa e nem na escola, pois, o pai acredita que o menino é apenas um preguiçoso e indisciplinado, comportando-se severamente com a criança. Na escola ele é tratado como aluno desinteressado por não conseguir ler e escrever corretamente, passando a ser castigado por seus erros cometidos e com isso passa a ser motivo de graça para os colegas, pois, ele já está repetindo o terceiro período e corre o risco de repeti-lo novamente. Para que tal fato não ocorresse, o pai de Ishaan decidiu transferi-lo para um colégio interno, sendo que isso soa para o menino como um castigo.

No internato sofre mais ainda com os pré-julgamentos de seus professores e colegas a seu respeito. Longe da família, ele se isola ainda mais perdendo totalmente a vontade de aprender e viver, refugiando-se num mundo de muita tristeza, dor e de falta de vontade de viver, mas sua sorte começa a mudar quando um novo professor de artes chega para substituir outro. Não demorou, para que ele (o professor) percebesse o que estava acontecendo com Ishaan, pois também sofreu com o mesmo problema. Prontamente se dedicou a ajudá-lo, e pouco a pouco Ishaan foi aprendendo e recuperando sua alegria e vontade de viver.

O filme passa a idéia que todos os alunos tem capacidade de aprender, embora uns aprendam mais rápido e outros mais lentos. O menino Ishaam, identificado como dislexo – terá a frente uma enorme dificuldade de se relacionar com o mundo escolar, mediante a opressão e abandono da família e mediante a falta de estrutura escolar para lidar com sua pequena deficiência.

Mediante tal situação, Ishaam se vê forçado a se isolar e sua família lhe interna numa escola “especial”. O tempo passa e Ishaam irá perdendo aos poucos seus referenciais sociais (família e amigos) e passa a entrar num perigoso ciclo autodestrutivo, inclusive com a possibilidade do suicídio ou o abandono social.

O tempo passa em sua peleja escolar que é entremeada pelo sonho da arte e de ser um artista, Ishaam conhece seu novo professor que com um olhar lúdico, passa a entender parte da subjetividade de Ishaam, identificando então sua dislexia, mas sempre atuando pedagogicamente com uma incrível potencialidade.

Dentro desse contexto, seu professor (Aamir Khan) corre contra o tempo para retirar o pequeno Ishaam do abandono e esquecimento social para lhe dar uma nova vida motivada seja pela arte, seja pelo convívio social, seja pela identificação do próprio Ishaam que seu mestre lhe entende e pode corrigir essa pequena dificuldade no trato com a escrita e leitura. Ishaam passa então a superar a opressão familiar e suas próprias limitações para se incluir à escola e ao convivo significativo dentro de sua escola.

3- Embasamento Teórico: Levar em consideração os destaques relacionados ao olhar da Psicopedagogia Transdisciplinar referendados nos textos/autores do módulo textual.

“Quando uma criança escreve tal como acredita que poderia ou deveria escrever certo conjunto de palavras está nos oferecendo um valiosíssimo documento que necessita ser interpretado para poder ser avaliado [...] Aprender a lê-las isto é a interpretá-las – é um longo aprendizado que requer uma atitude teórica definida”. (FERREIRO, 1986:16-17)

A brincadeira, a musicalidade e o desenho contribuem muito no processo ensino-aprendizagem da educação infantil. A criança consegue se desenvolver muito bem com outros métodos de aprendizagem, principalmente as especiais e as com algum distúrbio. Fugir de uma sala de aula e ir para fora, abre a mente das crianças.

Um filme que pode abrir novas perspectivas dentro do entendimento psipedagógico do que sente, vê e entende o dislexo e demais crianças no ambiente familiar/pedagógico. Nota-se dentro dessa perspectiva que não só as crianças que possuem dislexia, mas todas que se interagem com o ambiente escolar.

É também uma excelente ferramenta para se mergulhar na subjetividade, na “cabecinha” de cada criança, observando o sentimento e a subjetividade de um pequeno aluno do primário que tenta somente se integrar da melhor maneira à sociedade indiana.

Saber que, o processo de ensino-aprendizagem é também dinâmico e deveria ser utilizado de inúmeras formas didáticas, lúdicas, artísticas e significativas para que nossos alunos/clientes especiais possam demonstrar suas potencialidades e o mais importante, se integrar à sua sociedade, vivenciando-a com equilíbrio.

Como Estrelas na Terra, mostra claramente um intenso conflito de uma família tradicional indiana, que preza pela rigidez de horário, pela padronização de se viver,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com