TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Trabalho Escolar: Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 3

Ginastica

A ginastica é constituída de vários elementos corporais: os passos, saltos, corridas, saltito, giros, entre outros. Oque é salto na ginastica?

É um dos eventos que a ginastica artística considera de explosão muscular, O salto em altura é uma modalidade olímpica de atletismo, onde os atletas procuram superar uma barra horizontal colocada a uma determinada altura

2- O que é calistenina?

É por assim dizer, o verdadeiro marco do desenvolvimento da ginástica moderna com fundamentos específicos e abrangentes destinada à população mais necessitada: os obesos, as crianças, os sedentários, os idosos e também às mulheres.

Calistenia é um tipo de ginástica funcional que pode ser feita com bastões, flexões de braço, abdominais, barras fixas, saltos, corrida, entre outras atividades. Este tipo de exercício melhora o condicionamento físico e ajuda a emagrecer.

O método da Calistenia trabalha com a força corporal. A modalidade de ginástica tem origem sueca e atua com a divisão de oito grupos de exercícios localizados. As atividades podem ser realizadas com música.

Os exercícios são feitos com pequenos acessórios e têm o objetivo de melhorar aspectos fisiológicos.

Após Alemanha perder a Primeira Guerra Mundial, segundo Tubino (1996) esse e outros fatores reforçaram o enfraquecimento do método alemão de ginástica no Brasil. Sendo assim, dois métodos foram incentivados nas escolas. São eles: Método sueco e francês

Os principais objetivos da ginástica geral são

Formação humana, participação e prazer

O seu real acontecimento inicia-se com a desmistificação de pré conceitos acerca desta modalidade abrangente e de base, essencialmente de participação, não estilizada e, que por não ser competitiva, tem sua motivação dada pela auto superação.

Outro ponto relevante é a capacitação de profissionais de Educação Física inserirem a Ginástica Geral no contexto de suas aulas, revisão dos planos de ensino, divulgação dos conteúdos, reorientação dos métodos atuais, redirecionando as manifestações gímnicas para dar sentido ao cotidiano do aluno, não sendo tratada somente de forma técnica.

Sua versatilidade permite ainda incluí-la no contexto político, através da inclusão social.

Quais as possibilidades reais de implantação de aulas de ginástica geral em escolas e outros locais, como clubes e academias? Como isso se daria? O que deveria ser ensinado?

R- O conceito de ginástica nada mais é a arte de movimentar, exercitar o corpo, mais infelizmente não vemos essa arte em nossa educação infantil, onde seria uma ótima opção de ensino devido seu baixo custo. É uma atividade onde não necessita de muita aparelhagem, apenas de alguns acessórios e o próprio corpo para fazê-lo. Com a implantação desta, seriam aplicadas atividades para desenvol ver a agilidade, coordenação e resistência tanto cardiovascular como muscular, já que vivemos em uma era sedentária esses requisitos básicos para uma boa saúde onde está ficando extinto em nossa sociedade. Mais como não vêm da nossa cultura, os institutos educacionais não têm interesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com