TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Trabalho Universitário: Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema respiratório

Introdução ao sistema respiratório

A respiração relaciona-se não apenas com a ventilação, mas também com a troca de gases entre a atmosfera, o sangue e as células individualmente. As reações metabólicas que liberam energia no interior das células são chamadas de respiração celular. Para que o sistema respiratório funcione, as membranas respiratórias devem estar úmidas e as paredes finas e altamente vascularizadas e diferentemente permeáveis. As funções do sistema respiratório incluem trocas gasosas, produção de som , auxilio da compressão abdominal reflexos da tosse do espirro e da resposta imune.

Vias aéreas condutoras

O nariz é sustentado pelos ossos nasais e por cartilagens. O epitélio nasal aquece umedece e limpa o ar inspirado. O epitélio olfatório está associado com o sentido do olfato , e a cavidade nasal age como uma caixa de ressonância para a voz. Os seios paranasais se encontram nos ossos maxilas frontal, esfenoide e etmoide. Esses seios tornam o crânio mais leves e estão revestidos com células calciformes que secretam muco. A faringe é um órgão em forma de funil, contém uma passagem que comunica as cavidades oral e nasal com o esôfago e a laringe. A parte nasal da faringe , que se comunica com a cavidade oral e nasal esôfago e laringe. A parte oral da faringe é a porção média e se estende do palato mole ao nível do osso hilóide, contém as tonsilas palatinas e linguais. A parte laríngea da faringe se estende do nível do osso hilóide a laringe e ao esôfago. A laringe contém varias cartilagens que mantém a passagem para a traqueia aberta durante a respiração, e fecham a passagem respiratória durante a deglutição. A epiglote é uma estrutura em forma de colher que auxilia no fechamento da abertura laríngea ou glote, durante a deglutição. As pregas vocais na laringe são com troladas por músculos intrisecos e atua na produção dos sons. A traqueia é um órgão tubular semi-rígido sustentadas por anéis incompletos por cartilagens ialina, que vão da laringe a árvore bronquial inclui um brônquio principal que se divide em brônquios lobares , brônquios segmentares e bronquíolos , as divisões condutoras terminam com os bronquíolos respiratórios que se ligam aos alvéolos pulmonares.

Alvéolos pulmonares, pulmões e pleuras.

Os alvéolos pulmonares são as unidades funcionais dos pulmões , onde ocorre as trocas gasosas , são pequenos sacos aéreos , úmidos e de paredes finas. Os pulmões direito e esquerdo é dividido em lobos e segmentos, o pulmão direito é sub dividido através de duas fissuras lobo superior, médio e inferior. O pulmão esquerdo é subdividido em lobo superior e inferior por uma única fissura. Os pulmões são recobertos por pleura visceral, e a cavidade toráxica é revestida por uma pleura parietal. O espaço potencial entre essas duas membranas pleurais é chamada de cavidade pleural, as membranas pleurais compartimentalizam cada pulmão e isolam as estruturas localizadas no mediastino.

Mecânica respiratória

A inspiração não forçada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com