TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Dental

Monografias: Anatomia Dental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  5.234 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da Anatomia Dental no dia-dia do Cirurgião-Dentista

Uma das funções da Odontologia é restabelecer forma e função de elementos dentais ou de segmentos dos arcos dentais que foram parciais ou totalmente destruídos por causas diversas, como cáries ou traumas.

A Anatomia Dental é a área da Odontologia que visa prover o profissional de uma das ferramentas necessárias à realização deste trabalho: a reprodução fiel da forma anatômica dos dentes naturais. É através de profundo conhecimento anatômico que a Anatomia Dental objetiva a reintegração estética no sorriso. Além do conhecimento anatômico de cada dente, o estudo das relações funcionais dos dentes na cavidade bucal é de grande importância. No relacionamento dos diferentes dentes dentro da mesma arcada, temos as relações interproximais. Na relação de contatos entredentes de arcos antagonistas temos as relações oclusais ou, simplesmente, Oclusão.

O conhecimento sobre a Anatomia Dental é fator indispensável para a atuação em Odontologia. O Ensino e o aprendizado da Anatomia Dental contribuem para as atividades relacionadas com o Diagnóstico, o Planejamento, o Prognóstico e o Tratamento das afecções dentais.

É de suma importância para o Cirurgião Dentista conhecer anatomia dental para saber como proceder em uma pulpotomia e pulpectomia. E conhecer a anatomia das raízes é importante durante uma exodontia. É importante conhecer a superfície externa do dente, para que na hora de algum tratamento, como uma restauração, por exemplo, o profissional saiba forma das faces, a quantidade de cúspides, o contorno.

O conhecimento da anatomia dental interna e suas variações é um dos requisitos para se alcançar o sucesso do tratamento endodôntico. O sistema de canais radiculares, como deve ser denominado, além de complexo, pode apresentar uma variedade de alterações morfológicas, dificultando sobremaneira a sua completa sanificação e modelagem. Sem o conhecimento devido de anatomia dental, um procedimento endodôntico não obterá sucesso esperado ao final do tratamento.

Em um mesmo individuo não existem dois dentes iguais, considerando-se entre outros fatores, comprimento, largura e dimensões coronárias e radiculares, morfologias internas e externas e inclinações dentárias nas arcadas. O estudo aprofundando da anatomia de cada dente, poderá auxiliar em qualquer tratamento odontológico.

A anatomia do dente influência diretamente no sistema mastigatório. A importância de ser ter uma boa anatomia dental é que favorecem a mastigação

Favorece a estética, mantém a relação da maxila com mandíbula mantém a articulação preservada. Inúmeros transtornos poderão surgir caso haja erro na anatomia do dente.

Através do estudo da anatomia adquirimos todo o conhecimento do órgão dental, sua formação, função e é de extrema importância o conhecimento da característica de cada um deles:

INCISIVO CENTRAL

*Raiz única, primeiros na linha média, maiores incisivos, quase quadrado, borda distal mais arredondada, com cíngulo e fossa lingual, borda incisal (mamelos) corta alimentos.

INCISIVO LATERAL SUPERIOR

Raiz única, segundos na arcada, menores que os centrais, mais retangulares,

borda incisiva mais inclinada para distal, ângulo distal mais arredondado, Conóides ou agenesia, corta alimentos.

INCISIVO CENTRAL INFERIOR

Raiz única

Menores dentes

Cíngulo pequeno

Mais retangular

Superfície lingual mais estreita que vestibular

Borda incisal (mamelos)

Corta alimentos

INCISIVO LATERAL INFERIOR

Raiz única

Ligeiramente maiores que os centrais inferiores e anatomia semelhante

Face mesial mais longa que a distal

Face mesial mais longa que distal

Corta alimentos

Caninos

Raiz única (mais longa)

Forma pontuda (cúspide)

Face vestibular convexa

(esmalte mais espesso)

Cíngulo mais evidente

Corta e rasga alimentos

PRIMEIRO PRÉ MOLAR SUPERIOR

Não ocorrem na decídua

Face vestibular semelhante ao canino

Possuem 2 raízes (vestibular e palatina)

Com 2 cúspides (vestibular e palatina)

Cúspide vestibular mais alta que palatina

Tritura alimentos

SEGUNDO PRÉ MOLAR SUPERIOR

Não ocorrem na decídua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com