TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia- Membros Superiores

Artigo: Anatomia- Membros Superiores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 2

Clavícula : A clavícula é um osso presente no esqueleto humano que liga os membros superiores ao tronco, é classificado como um osso longo curvado como um “S” itálico. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio as escápula, tem duas extremidades ,duas faces e também duas bordas. Ela tem duas principais articulações com a escápula e com o esterno.

Escápula : Um osso par,chato, bem fino , podendo ser translúcido em certos pontos , ele forma a parte dorsal da cintura escapular. Tem a forma triangular , apresentando duas faces: face dorsal e face costal , três bordas : borda superior , borda lateral e borda medial, e também três ângulos : ângulo inferior , ângulo superior e ângulo lateral. Ela se articula com dois ossos, o úmero e a clavícula.

Úmero : O úmero é um osso longo e o maior membro superior, articula-se com a escápula na articulação do ombro e com o rádio e a ulna na articulação do cotovelo. Apresenta duas epífises : epífise proximal e epífise distal, além de uma diáfise. Articula-se principalmente com três ossos, a escápula , o rádio e a ulna.

Rádio : É o osso lateral do antebraço, é o mais curto dos dois ossos que compõem o antebraço. Articula-se proximalmente com o úmero e a ulna e distalmente com os ossos do carpo e a ulna. Apresenta duas epífises : epífise proximal e epífise distal, alem de uma diáfise . Articula-se principalmente com o úmero ,a ulna, o escafoide e o semilunar.

Ulna : A ulna é um osso longo,que forma junto com o rádio os ossos do antebraço,sendo o mais longo dos dois ,sua parte proximal é similar a de uma chave inglesa . Articula-se proximalmente com o úmero e o rádio,e distalmente apenas com o rádio. Apresenta duas epífises : epífise proximal e epífise distal, alem de uma diáfise . Se articula principalmente com o úmero e o rádio.

A mão se divide em carpo, metacarpo e falanges .

Carpo : São oito ossos distribuídos em duas fileiras : proximal e distal. Na fileira proximal se encontra : escafoide , semilunar , piramidal e pisiforme. Já na fileira distal se encontra : trapézio, trapezoide ,capitato e hamato.

Metacarpo : É constituído por 5 ossos metacarpianos que são numerados no sentido látero-medial e I,II, III , IV e V , e correspondem aos dedos da mão. Considerados ossos longos ,apresentam uma epífise proximal que é a base, uma diáfise (corpo), e uma epífise distal, que é a cabeça , e constituem o esqueleto da palma da mão.

Falanges : São os três pequenos ossos dos dedos, se classificam em falange proximal, falange medial e falange distal. São 14 falanges ao todo, do 2º ao 5º dedo se encontra uma falange proximal ,uma falange medial e uma falange distal, já no polegar se encontra apenas uma falange proximal e uma falange distal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com