TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Renal

Seminário: Anatomia Renal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Seminário  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 3

Anatomia Renal

Para entender o mecanismo pelo qual o rim trabalha o ultraflitrado glomerular (assim é chamada a parcela de plasma filtrada no glomérulo renal), é essencial conhecer sua estrutura anatômica.

Os rins são órgãos extraperitoneais, mais precisamente, retroperitoneais; situam-se na parede posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral, na altura das vértebras T12-L3. São separados das cavidades pleurais e do último par de costelas pelo diafragma. Têm aproximadamente o tamanho de um punho fechado, o que equivalente a 10cm de comprimento, 5cm de largura, 2,5cm de espessura e 150 gramas de peso. Têm forma de feijão e coloração marrom-avermelhada quando vivos. Em sua borda côncava, está o hilo, onde entram e saem os vasos sanguíneos, nervos e saem os ureteres. Além disso, podem-se observar alguns cálices que se unem para formar a pélvis renal (parte inicial e dilatada dos ureteres).

Quando cortados longitudinalmente, revelam duas zonas principais observáveis a olho nu: o córtex externamente e a medula internamente. Na região medular existem de 10 a 18 pirâmides medulares ou de Malpighi, com os vértices fazendo saliência nos cálices renais. As saliências são as papilas renais, estruturas perfuradas por 10 a 25 orifícios, esses orifícios correspondem ao final do duto coletor, por onde esvaziam o seu conteúdo final, a urina, nos cálices renais. A zona cortical contém a maior parte do néfron (a unidade funcional do rim), notadamente o glomérulo e a cápsula de Bowman, que juntos formam o corpúsculo renal.

A artéria renal entra pelo hilo, divide-se em artérias interlobares, arqueadas (o marco da fronteira entre a medula e o córtex), interlobulares e, finalmente, em arteríolas aferentes que se ramificam em capilares anastomosados para formar os glomérulos; estes se unem para dar origem às arteríolas eferentes, que formarão uma segunda rede de capilares, os peritubulares, origem das veias interlobulares e assim por diante. Os capilares peritubulares são responsáveis por nutrir as partes distais do néfron, além de ser o destino final da reabsorção tubular do ultrafiltrado glomerular.

Fig2 art fis renFonte: http://www.infoescola.com/sistema-urinario/rim/

Artur.montemezzoAdicionada por Artur.montemezzo

O Néfron

O néfron é a unidade funcional do rim. Cada um possui cerca de um milhão deles. A partir dos 40 anos, há defasagem de aproximadamente 10% dos néfrons a cada década, portanto, um homem pode chegar aos 80 anos com 600 mil em cada rim. Essa depleção é perfeitamente normal e as unidades restantes adaptam-se para manter um nível global de filtração próximo do normal.

O néfron contém um grupo de capilares anastomosados chamados de capilares glomerulares, formando o glomérulo. Essas capilares são fenestrados (possuem orifícios em suas paredes) e devido a essas fenestrações e a outras características discutidas posteriormente, o plasma é filtrado através do endotélio desses capilares, passando por mais duas camadas: a membrana basal e os podócitos, células epiteliais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com