TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Seccional

Dissertações: Anatomia Seccional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 6

CAVIDADES DO CORPO

Os espaços dentro do corpo que contêm os órgãos internos são chamados de cavidades do corpo. As cavidades ajudam a proteger, isolar e sustentar os órgãos internos.

Cavidades do corpo: dorsal e ventral.

A cavidade dorsal do corpo está localizada próxima à superfície posterior ou dorsal do corpo. Ela é composta por uma cavidade craniana, que é formada pelos ossos cranianos e contém o encéfalo e suas membranas (chamadas de meninges), e por um canal vertebral que é formado pelas vértebras (ossos individuais) da coluna vertebral e contém a medula espinhal e suas membranas (também chamadas de meninges), bem como o começo (raízes) dos nervos espinhais.

A cavidade ventral do corpo está localizada na porção anterior ou ventral (frontal) do corpo e contém órgãos coletivamente chamados de vísceras. Como a cavidade dorsal, a cavidade ventral do corpo apresenta duas subdivisões principais - uma porção superior, chamada de cavidade torácica, e uma porção inferior, chamada de cavidade abdominopélvica. O diafragma (diafragma = partição ou parede), uma camada muscular em forma de domo e importante músculo da respiração, divide a Cavidade ventral do corpo em cavidades torácica e abdominopélvica.

A cavidade torácica contém duas cavidades pleurais em torno de cada pulmão, e a cavidade Pericárdica (peri = em volta; cardi = coração), espaço em torno do coração.

O mediastino (medias = meio; stare = parar, estar), na cavidade torácica, contém uma massa de tecidos entre os pulmões que se estende do osso esterno à coluna vertebral (Figura 2). O mediastino inclui todas as estruturas na cavidade torácica,exceto os próprios pulmões. Entre as estruturas localizadas no ediastinestão o coração, o esôfago, a traqueia e muitos grandes vasos sanguíneos, como a aorta.

A cavidade abdominopélvica, como o nome sugere, está dividida em duas porções, embora nenhuma.

Estrutura específica as separem (veja a Figura 2). A porção superior, a cavidade abdominal, contém o

Estômago: o baço, o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas, o intestino delgado e a maior parte do intestino

Grosso: a porção inferior, a cavidade pélvica, contém a bexiga urinária, porções do intestino grosso e os órgãos genitais internos.

A caixa torácica tem um arcabouço protetor chamado de Gradil Costal. A caixa torácica é uma armação óssea que protege as estruturas que estão dentro.

Limites da caixa torácica: posteriormente é a coluna vertebral, de T1 a T12, anteriormente o osso esterno, lateralmente um conjunto de 12 costelas. Limites da Cavidade Abdominal:

- Teto: diafragma;

- Assoalho: não possui, pois ela é contínua com a cavidade pélvica (a pelve maior suporta e protege as vísceras abdominais inferiores: parte do íleo, ceco e colo sigmóide);

- Superiormente: caixa torácica até o 4° espaço intercostal (assim, baço, fígado, parte dos rins e estômago são protegidos pela caixa torácica);

- Anteriormente: vértebras torácicas;

- Posteriormente: gradil costal (costelas).

Vísceras abdominais se encontram em contato com o gradil costal:

- Lado direito do fígado;

- Lado esquerdo do baço;

- parte do estômago;

- lado posterior dos rins.

Peritônio parietal e visceral:

O peritônio é uma membrana serosa transparente, brilhante e contínua que reveste a cavidade abdominopélvica e envolve as vísceras (órgãos). Ele consiste em duas lâminas contínuas:

- PERITÔNIO PARIETAL: reveste a face interna da parede abdominopélvica. Recebe o mesmo sangue e suprimento nervoso que a região da parede que ele reveste.

- PERITÔNIO VISCERAL: envolve as vísceras, como, por exemplo, o estômago e intestinos. Ele e os órgãos que ele cobre recebem o mesmo sangue e suprimento nervoso.

Ambas as lâminas do peritônio consistem em mesotélio (células epiteliais escamosas simples). O peritônio e as vísceras estão na cavidade abdominal (que é contínua com a cavidade pélvica), porque não existem órgãos na cavidade peritoneal, pois ela é vazia exceto por um pouco de líquido que mantém as faces peritoneais úmidas. A cavidade peritoneal é completamente fechada nos homens, já nas mulheres há uma via de comunicação com o exterior através das tubas uterinas, cavidade do útero e vagina, o que constitui uma via potencial de infecção proveniente do exterior.

Prega peritoneal:

- Prega peritoneal: é uma reflexão do peritônio levantada da parede do corpo pelos vasos sanguíneos, ductos e vasos fetais obliterados subjacentes (as pregas umbilicais medial e lateral na face interna da parede abdominal antero-lateral). Algumas possuem vasos sanguíneos e sangram se cortadas, como as pregas umbilicais laterais, que contêm as artérias epigástricas inferiores.

Recesso peritoneal:

Recesso ou Fossa peritoneal é uma bolsa de peritônio formada por uma prega peritoneal.

Os recessos peritoneais são:

No homem:

- Recesso pubovesical;

- Recessos retovesical.

Na mulher:

- Recesso pubouterino;

- Recesso vesicouterino;

- Recesso retovesical.

Os recessos peritoneais são locais onde se podem alojar líquidos no abdome. Sua importância na clínica está na ligação com a difusão de líquidos patológicos como o pus, um produto da inflamação. Os recessos determinam a extensão e a direção da difusão de líquidos que podem entrar na cavidade peritoneal quando um órgão está enfermo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com