TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Seccional

Artigo: Anatomia Seccional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

Anatomia do Útero

Antonio Gomes, Elisângela Silva, Gabriela Stephani, Marli Santos, Paulo Silva

Trabalho sob orientação do Prof. Dr. Cleber Leite

O ojetivo desse trabalho é aprofundamos nosso conhecimento sobre a anatomia interna e externa do útero, como as suas principais patologias.

O útero é um órgão fibromuscular, ímpar, oco, em forma de pêra invertida, localizado no plano sagital mediano da cavidade pélvica (pelve verdadeira). Recebe as tubas uterinas na região mais abaulada (cranial) e continua-se, inferiormente, com a vagina, com a qual forma usualmente um ângulo de 90 graus. Apresenta paredes espessas, formadas principalmente por fibras musculares lisas (miométrio), sendo a parte interna revestida por mucosa (endométrio) e a externa pelo peritônio (perimétrio). Este último é extremamente delgado, de tal maneira que a sua tonalidade avermelhada é decorrente da visibilização, por transparência, de sua musculatura.

O útero localiza-se sobre a vagina, entre a bexiga urinária e o reto. Na mulher jovem e nulípara, o mais freqüente é o útero inclinar-se parcialmente sobre a bexiga (anteversoflexão).

Além disso, o útero pode variar de forma, tamanho, localização e estrutura, de acordo com a idade, a paridade, o estado gravídico e a estimulação hormonal. Suas dimensões, na mulher adulta, variam de tal modo que o comprimento pode oscilar de 6 a 9 cm e a profundidade ou espessura, entre 2 a 3 cm. O peso do útero varia de 25 a 90 g. Durante o menacme, na nulípara, as dimensões do útero são menores e nas multíparas, podem ser maiores. Após a menopausa ocorre redução de dimensões, principalmente do corpo do útero.

Partes internas e externas do útero

Regiao interna do útero

Região externa do útero

Anomalias uterinas

Possiveis doenças do utero:

Câncer de colo do útero

O câncer de colo do útero é uma doença perigosa, mas já foi pior. Sua ocorrência está relacionada ao HPV, o papilomavírus humano, que se manifesta através de verrugas na mucosa da vagina, do pênis, do ânus, da laringe e do esôfago. Caso as lesões se instalem [sugerimos manter, pois nem todos sabem o que é o colo do útero], no colo do útero – e não sejam tratadas, podem evoluir para o câncer dessa região.

Cauterização do colo do útero

A cauterização do colo do útero é o tratamento das feridas e das cervicites após o tratamento da infecção.Os métodos mais comuns são criocauterização, eletrocauterização e cauterização de alta frequência e laser.Todos são feitos em consultório médico e são praticamente indolores.Converse com seu médico sobre as vantagens de cada um.

Erosão do colo do útero

Ferida, erosão ou ectrópio são lesões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com