TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Veterinária

Ensaios: Anatomia Veterinária. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 6

ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS

Introdução

A anatomia é a ciência que, como uma parte da Morfologia (estudo da forma), cuida da arquitetura, da forma, da posição e da atuação formal conjunta das construções do corpo. A palavra ‘’anatomia’’ tem raiz grega e significa separar em partes, dissecar.

Ainda hoje a dissecação dos animais mortos é o mais importante e eficiente método anatômico de aprendizagem e de compreensão.

A Anatomia Sistêmica relaciona-se com os ‘’sistemas’’, ou seja, com estruturas e órgãos que desempenham uma tarefa comum. Assim, por exemplo, os órgãos do sistema respiratório servem á troca gasosa; os do sistema nervoso, á recepção e á gerência de informações, á troca de impulsos e á informação de resposta.

Nesse aspecto, tornam-se nítidas as diferenças ao serem comparados diversos tipos de animais, de modo que, na visão médico-veterinária, uma ‘’Anatomia Comparativa’’ abrangendo, de preferência, mamíferos e aves domésticas.

Os conhecimentos da Anatomia Sistêmica são o fundamento para a ‘’ Anatomia Topográfica’’, a qual trata principalmente da situação de órgãos e de estruturas de cada região do corpo, bem como de sua cooperação funcional. Sem um conhecimento profundo da Anatomia Sistêmica, não é possível o desenvolvimento de uma Anatomia Topográfica. Por fim, a Anatomia Sistêmica e a Topográfica devem situar-se como chave para o conhecimento básico da clínica.

Designações para posição e direção do corpo do animal

Designar os termos de posição e direção possibilita uma descrição nítida de detalhes do corpo do animal. O corpo animal é dividido em seções diferenciadas umas das outras exteriormente. Assim, temos a cabeça (caput), o pescoço (collum), o tronco (truncus), a calda (calda) e os membros (membra). Cada uma dessas partes é subdividida em regiões, que são os objetos da descrição no âmbito da Anatomia Topográfica.

Divisão do corpo do animal em órgãos e em sistemas orgânicos

As células e os tecidos estrutural e funcionalmente comuns são agrupados em órgãos e sistemas no sentido de tarefas comuns no corpo e que atuam sinergicamente, determinando a função do órgão ou do organismo em sua totalidade (Tabela I-2).

Os diversos sistemas orgânicos, entretanto, são sempre constituídos de tecidos diferenciados. Em um órgão, distinguem-se:

O parênquima determina, como regra, a função do órgão (por exemplo, células hepáticas, renais, glandulares). Os órgãos incluem partes conjuntivas, o estroma, que quase sempre está intimamente relacionado ás trocas de substâncias e vias de produção. Além disso, existem vias de manutenção como sistemas orgânicos, como por exemplo, o sistema sanguíneo-linfático e o sistema nervoso, os quais influenciam decisivamente o caráter estrutural e funcional de um órgão. A Anatomia Sistêmica estuda isoladamente cada um desses sistemas. A seguir, os diversos sistemas orgânicos (Tabela I-2) serão comentados nas tabelas.

As espécies animais, alvo do estudo da Anatomia Sistêmica e Topográfica, são designadas especificamente da seguinte maneira:

Cão: (Canis lúpus f. familaris)

Gato: (Felis silvestres f. catus)

Suíno: (Sus scrofa f. domestica)

Bovinos: (Bos primigenius f. taurus)

Ovelha: (Ovis ammon f. aries)

Cabra: (Capra aegagrus f. hircus)

Cavalo: (Equus przewalskii f. caballus)

Além dessas espécies de animais domésticos, a anatomia estuda também as aves domésticas, partindo da galinha (Gallus gallus f. domestica).

Aparelho locomotor

O aparelho locomotor é um conjunto orgânico complexo, cuja função prioritária é o trabalho mecânico. Os elementos constitutivos originais do aparelho locomotor –- o esqueleto e os músculos ¬¬servem para representar desde a forma e a conservação da individualidade corpórea, até a movimentação de segmentos do corpo ou de todo organismo.

O esqueleto compõe-se dos elementos fundamentais, os ossos (ossa), as cartilagens (cartilagines), os ligamentos (ligamenta) e as articulações (articulationes), que, em sua totalidade, formam o primeiro de um sistema de armação corpórea, o sistema esquelético (systema skeletale). Esse sistema representa a parte passiva do aparelho locomotor. Por outro lado, existe nesse aparelho a parte ativa na locomoção, que é o sistema muscular (systema musculare), representando o segmento ativador do aparelho locomotor. Ambos os sistemas estão indissociavelmente vinculados aos sistemas circulatório e nervoso, estando sujeitos, ainda, a taxas de mecanismos hormonais no seu metabolismo específico durante sua construção, reconstrução e reabsorção.

Sistema esquelético

Estudo dos ossos (Osteologia)

Matriz conjuntiva do esqueleto

Todo o desenvolvimento básico do sistema esquelético é diferenciado na lâmina mesodérmica (Mesoderm) embrionária, a qual se dispõe, durante o desenvolvimento do embrião, em um tecido conjuntivo, em um tecido reticular e em um tecido fibroso. Esse tipo de tecido compõe-se fundamentalmente de células (por exemplo,células fibrosas = fibrócitos), de um preenchimento fluido intercelular amorfo (espaço intercelular) e de uma porção fibrosa organizada (fibras colágenas e elásticas).

Com a continuidade do desenvolvimento do feto, aumenta a porção conjuntiva fibrosa desse tecido e, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com