TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Veterinária

Casos: Anatomia Veterinária. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  3.564 Palavras (15 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 15

ANATOMIA VETERINÁRIA

 

 

Divisão do Corpo:

 

· Cabeça: crânio e face;

· Tronco: tórax, abdome e pelve;

· Membros: torácico (direito e esquerdo) e pélvico (direito e esquerdo);

· Cauda.

 

Planos de Delimitação:

 

 Existem seis planos imaginários que delimitam o corpo do animal em Posição Anatômica, formando uma figura geométrica em forma de paralelepípedo e que são tangentes à superfície corporal. Os planos de delimitação permitem localizar as estruturas anatômicas superficiais. Entre os planos de delimitação temos:

Plano ventral: é um plano horizontal, onde estão apoiados os quatro membros e que pode ser representado pelo solo. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de ventral.

Plano Dorsal: é um plano horizontal que tangencia o dorso do animal e oposto ao plano ventral. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de dorsal.

Planos Laterais direito e esquerdo: são planos verticais que tangenciam as faces laterais do corpo. . Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esses planos terá uma direção ou posição chamada de lateral direita ou lateral esquerda.

Plano Cranial: é um plano vertical situado na frente do animal e constituinte da face anterior do paralelepípedo. . Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de cranial.

Plano Caudal: é o plano vertical que tangencia a cauda em posição anatômica e oposto ao plano cranial. . Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de caudal.

 

 

- CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS QUANTO A FORMA E FUNÇÃO:

 

 Os ossos são classificados em:

 

1) Ossos Longos

2) Ossos Chatos ou Planos

3) Ossos Curtos

3.1) Ossos Sesamóides

 

4) Ossos Irregulares

5) Ossos Pneumáticos

6) Ossos Alongados (classificação da UFPR)

 

CABEÇA:

 

 Formada pelos ossos do crânio e pelos ossos da face.

 

- Crânio:

 

Está formado por ossos que delimitam um espaço, chamado de cavidade craniana, para abrigar e proteger uma parte do Sistema Nervoso Central denominada Encéfalo.

Encéfalo: São todas as estruturas pertencentes ao Sistema Nervoso Central, localizadas no interior da Cavidade Craniana (no interior dos ossos do crânio).

 

Ossos do crânio:

1) Frontal (par)

2) Parietal (par)

3) Interparietal (par)

4) Temporal (par)

5) Occipital (ímpar)

6) Vômer (ímpar)

 

 

1) Frontal:

Limite entre o crânio e a face. O osso frontal articula-se com o osso Nasal rostralmente (pertencente a face) e com o osso Parietal caudalmente. No eqüino os Frontais formam a parte rostral do teto ou parede dorsal do crânio, enquanto que no bovino são muito extensos e formam todo o teto ou parede dorsal do crânio. Tanto no eqüino quanto no bovino, encontra-se dois forames, um de cada lado, logo acima da órbita que é completa. Os forames são chamados de Supra-Orbitários e permitem a passagem do Nervo Frontal que origina o Nervo Supra-Orbital, e nos ruminantes origina o Nervo Cornual para o processo cornual.

 

2) Parietal:

Limita-se rostralmente com o osso Frontal, caudalmente com o osso Occipital e lateralmente com o osso Temporal. No eqüino forma a maior parte do teto ou parede dorsal do crânio. Os parietais unem-se na linha mediana originando uma sutura, chamada de Sutura Sagital. Externamente os ossos Parietais apresentam áreas rugosas para a inserção de um músculo da mastigação chamado de Músculo Temporal. Internamente apresenta uma face voltada para o encéfalo que é côncava e na sua parte caudal.

 

3) Interparietais:

Estão localizados entre os ossos Parietais e com o crescimento sofrem ossificação, unindo-se aos ossos Parietais e Occipital. A ossificação ocorre logo após o nascimento.

 

 

 

4) Temporal:

Forma a maior parte das paredes laterais do crânio. Limita-se rostralmente com o osso Frontal, dorsalmente com os ossos Parietais, caudalmente com o osso Occipital e ventralmente com o osso Esfenóide. Articula-se ainda com o osso Zigomático, com os côndilos da mandíbula e com o osso Hióide. No indivíduo jovem o osso Temporal está constituído de 3 partes distintas: Escamosa, Petrosa e Timpânica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com