TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Andressa

Monografias: Andressa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Imunologia é o estudo de nossa proteção contra macromoléculas estranhas ou organismos invasores e nossas respostas a eles. Esses invasores incluem virus, bactéria, protozoários ou mesmos parasitas maiores. Além disso, nós desenvolvemos respostas imunes contra nossas próprias proteínas (e outras moléculas) na autoimunidade e contra nossas próprias células aberrantes na imunidade de tumores (Dr. Myres Hopkins).

A Parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e relações entre eles, têm parasitismo em fungos (micose) e em bactérias e até vírus. Onde um dos parasitas principal é a ancilostomose, também conhecida por amarelão, é uma doença causada por vermes nematódeos, onde essas duas espécies principais são o Ancylostoma duodenale e o Necator americanos ( Krukemberghe Fonseca, 2013) que parasitam cerca de 900 milhões de pessoas no mundo e matam 60 mil anualmente. O Ancylostoma duodenale adulto possui de 8 a 18 mm de comprimento e de 400 a 600 mm de largura (1 micrômetro corresponde a uma das partes resultantes de um milímetro dividido em 1000). O Necator americanus pode medir de 5 a 11 mm de comprimento e de 300 a 350 mm de largura. Essa doença é transmitida através da penetração ativa de pequenas larvas infectantes na pele de um indivíduo em contato com ambientes propensos. De forma que após passarem pela epiderme, as larvas atingem a corrente sanguínea, seguindo em direção aos alvéolos nos pulmões (pequena circulação). Por meio das vias respiratórias, as larvas se deslocam pela traqueia até a laringe, onde são deglutidas com os alimentos ingeridos, passando pelo esôfago, estômago e alcançando a parede do intestino. As larvas filarióide apresentam esôfago cilíndrico (do tipo filarióide) e cauda pontiaguda (Unesp).

Caso as larvas sejam ingeridas ao invés de penetrarem pela pele, estas alcançam o intestino delgado sem percorrer o caminho mencionado acima. Outros sinônimos desta complicação são “doença do jeca-tatu”, “anemia-dos-mineiros” e “mal-da-terra” (Saúde e Medicina)

OBJETIVO

O objetivo é mostrar conhecimentos sobre a Ancilostomose que antes não era conhecido pela população e através da dinâmica teatral, fazer com as pessoas saibam mais sobre essa Verminose.

METODOLOGIA

O método realizado é uma peça teatral de Monteiro Lobato que se chama “Jeca Tatu” onde essa peça retrata bem o papel de um caboclo do sertão que certamente possuía a Ancilostomose.

DESENVOLVIMENTO

Agente Etiológico: As espécies principais são o Ancylostoma duodenale e o Necator americanos, eles são vermes Nematódeios parasitários.

Aspectos Morfológicos: Os ancilostomídeos são pequenos vermes redondos, de cor branca, com cerca de um centímetro de comprimento, que apresentam duas estruturas muito características: a cápsula bucal, nas fêmeas e machos, e a bolsa copuladora, nos machos. As fêmeas medem em torno de um centímetro de comprimento e tem o corpo cilíndrico, adelgaçando-se nas extremidades, principalmente na posterior, que termina em uma ponta fina. Os machos são menores e se distinguirem, mesmo a olho nu, por terem a extremidade posterior expandida para formar a bolsa copuladora. Ancylostoma duodenale possui dimensões diferentes um pouco maior que o Necator americanus, seu corpo é um tanto encurvado, lembrando a letra C. O Necator apresenta outra curvatura na região esofagiana, voltada dorsalmente, pelo que imita um S alongado.

Modo de Transmissão: É uma parasitose típica de regiões em desenvolvimento, sensivelmente associada às precárias condições de higiene e saneamento básico, particularmente em áreas de criação extensiva de porcos, onde a forma de transmissão acontece quando o individuo está descalço em solo contaminado pelos vermes, o contagio ocorre de maneira que essas larvas entram pelos poros dos pés e vai percorrendo todo organismo até chegar no Intestino Delgado.

O ciclo biológico que estes ancilostomídeos possuem ciclo monoxeno, necessitando de uma fase no solo para a transformação da larva rabditóide (L2) em larva filarióide infectante (L3). A forma de infecção em humanos ocorre de duas formas: pela penetração da larva filarióide infectante pela pele ou por mucosa oral, realizando depois o ciclo pulmonar e intestinal, e por ingestão oral, onde as larvas são ingeridas com alimento e água contaminada sem realizando apenas o ciclo intestinal, sem desenvolver o ciclo pulmonar (REY, Luís 2001).

Sinais e Sintomas: Os sinais a serem notados em pessoas que possuem a Ancilostomose são: Anemia, amenorreia (Interrupção da menstruação), transtorno de crescimentos e desnutrição profunda, e os sintomas provocados pelo verme são: apresentar uma pele amarela, palidez, desânimo, fraqueza e cansaço frequentes, perda de peso, cólica, desnutrição, náuseas, dores nos músculos, hemorragia, sangue nas fezes, porém, esses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com