TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anel De Thomson

Exames: Anel De Thomson. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  625 Visualizações

O objetivo deste artigo é explicar como ocorre a repulsão da argola (Anel de Thomson), já que também poderia existir atração sobre ela.

A levitação magnética de um anel condutor é demonstrada pelo Anel de Thomson ou Anel Saltante, criado pelo físico Elihu Thomson no século XIX.

O aparelho é formado por uma argola que é posicionada ao redor de um longo núcleo de ferro-doce, instalado em uma bobina que é alimentada com tensão alternada. A corrente elétrica induzida que circula na bobina e na argola faz com que ela levite.

Dois anéis percorridos por corrente elétrica interagem magneticamente. Essa interação pode ser atrativa quando o sentido das duas correntes é o mesmo, ou repulsiva quando o sentido das duas correntes é diferente.

Um outro ponto é a interação magnética. Por exemplo, um solenóide, conduzindo uma corrente elétrica i1, juntamente com algumas linhas de indução magnética, próximo a ele encontra-se um anel, conduzindo uma corrente elétrica i2, de mesmo sentido que i1 (atrativas). Bastaria inverter uma das correntes para que a força sobre o anel se tornasse repulsiva. Nestes casos o efeito se deve ao fato de que o solenóide não produz uma indução magnética uniforme. Se a indução magnética sobre o anel fosse uniforme, não haveria força magnética resultante e, consequentemente, não haveria nem atração nem repulsão.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com