TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhanguera Aula 3

Artigos Científicos: Anhanguera Aula 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

1) Quais as principais características do transporte aquaviário de cargas?

As principais características do transporte aquaviário de cargas são a grande capacidade de carga, o baixo custo para grandes distâncias, o transporte de diversos tamanhos e tipos de cargas, possui flexibilidade superior ao transporte hidroviário, porém é lento e necessita exclusivamente de portos/alfândegas para cargas e descargas. Dependendo das rotas que forma seguidas é necessário aguardar que o nível do rio suba para aumentar o nível de água ou até mesmo descarregar um pouco do material para que a embarcação possa passar. É feita uma grande economia uma vez que não existem pedágios e é necessário apenas uma pessoa para guiar. Este modal sofre com a falta de investimento no Brasil, e em alguns locais a passagem das embarcações se torna impossível por conta de pontes terem sido construídas por cima dos rios e lagos impossibilitando a passagem de grandes embarcações. As navegações podem ser de cabotagem onde se trafega somente pela costa ou de longo curso.

2) Explique como funciona a multimodalidade aplicada ao transporte aquaviário.

A multimodalidade é utilizada quando é necessário o uso de mais de um meio de transporte para que a mercadoria chegue ao destino. No momento em que a carga chega aos portos, é solicitada a coleta para que o material siga por outro modal, seja ela rodoviário, aviário ou em alguns locais já existem descargas direto com as locomotivas.

3) Em que consiste a chamada quebra da cadeia de transporte?

Os portos usam este termo para dizer que existe uma quebra na cadeia de transporte, ou seja, a carga chega por via terrestre (rodoviário ou ferroviário) e são embarcados nos navios (aquaviário). Podemos dizer que este processo é um tipo de multimodalidade, pois também é usado mais de um modal para o transporte da carga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com