TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antigona

Dissertações: Antigona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  1.231 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo de Antigona de Sófocles

Numa das mais belas e dramáticas tragédias já escritas, Sófocles dava em toda a sua profundidade o amor, a lealdade, a dignidade. A historia conta a historia de Antígona, que deseja enterrar seu irmão Polinice, que atentou contra a cidade de Tebas, mas o tirano da cidade,Creonte, promulgou uma lei impedindo que os mortos que atentaram contra a lei da cidade fossem enterrados, o que era uma grande ofensa para o morto e sua família, pois a alma do morto não faria a transição adequada ao mundo dos mortos.

Antígona, enfurecida, vai então sozinha contra a lei de uma cidade e enterra o irmão, desafiando todas as leis da cidade, Antígona é então capturada e levada até Creonte, que sentencia Antígona a morte, não adiantando nem os apelos de Hemon, filho de Creonte e noivo de Antígona, que clama ao pai pelo bom senso e pela vida de Antígona, pois ela apenas queria dar um enterro justo ao irmão.Hemon briga com Creonte e então Antígona é levada a morte, uma tumba aonde Antígona ficará até morrer. Aparece então Tirésias, o adivinho, que avisa a Creonte que sua sorte está acabando, pois o orgulho em não enterrar Polinice acabará destruindo seu governo. Antes de poder fazer algo, Creonte descobre que Hemon, seu filho, se matou, desgostoso com a pena de morte de Antígona.Aparece Eurídice e conta que, ao abrir a tumba onde Antígona estava presa, encontram-na enforcada e Hemon a seus Creonte se aproxima e então Hemon se mata, após tentar acertar o pai.Eurídice, desiludida pela morte do filho também se mata, para desespero de Creonte, que ao ver toda sua família morta se lamenta por todos os seus atos, mas principalmente pelo ato de não ter atendido o desígnio dos deuses, o que lhe custou a vida de todos aqueles que lhe eram queridos.

A ordem que ele tanto prezava tinha sido protegida e ele ainda era o rei, mas ele tinha agido contra os deuses e perdido seu filho e sua esposa. O Coro encerra a história dizendo que os deuses punem os orgulhosos, mas que a punição traz sabedoria.

Resenha crítica,se oposicionando sobre Direito Natural e Positivo.

A história de Antígona relata o posicionamento de duas pessoas diferentes a respeito do mesmo assunto o sepultamento de Polinice. Na visão do rei Creonte Polinice não deve receber um sepultamento pela conduta que ele teve já na visão de Antígona ele deveria receber o sepultamento porque é um ato justo de natureza.

Diante dessa situação Creonte determina quem desobedecer a sua ordem será condenado a morte. Antígona dá sepultura ao seu irmão e justifica que não vai obedecer a uma lei humana que contaria a lei divina.

Esse conflito de ideias gera uma grande tensão entre as partes, Creonte defende as leis de estado (direito positivo) e Antígona defende as leis divinas (direito natural). Entretanto Creonte e Antígona não entram em nenhum acordo a respeito de suas ideias. O rei condena Antígona à morte o que gera uma tragédia em sua família, pois seu filho Hemon é noivo de Antígona e ele se suicida ao lado da amada. Sabendo da noticia a rainha se suicida também. Uma tragédia que poderia ter sido poupada com uma conciliação entre as partes.

Em uma situação dessa é muito difícil se posicionar entre uma das partes porque ambos tem razão, são duas leis e duas ordens de lealdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com