TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análisa Do Livro Didático 9º Ano

Artigos Científicos: Análisa Do Livro Didático 9º Ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 4

Análise do Livro Didático

Editora: Scipione

Autor: Antonio José Lopes (Bigode)

Mestre em Didática da Matemática pela Universidade Autônoma de Barcelona. Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Ensino Fundamental e Médio. Autor dos livros: Nós da Educação: Matemática e Metodologia para o Ensino da Aritmética.

MATEMÁTICA

PROJETO VELEAR

9º ANO

VISÃO GERAL

A coleção destaca-se pela abordagem dos conteúdos a partir de problemas e de situações contextualizadas nas práticas sociais e na história da Matemática. Os textos, geralmente acompanhados de imagens, trazem questionamentos que auxiliam o professor a mediar a discussão em sala de aula e incentivar os alunos a tirar suas próprias conclusões. O processo de sistematização é realizado por meio da resolução de problemas, com a valorização dos procedimentos de descoberta, invenção, organização e validação.

Ao longo da coleção, os conceitos são retomados e ampliados de maneira adequada e há diferentes articulações entre os campos. Contudo, na distribuição dos campos da matemática escolar, verifica-se excesso de atenção aos números e operações, nos dois primeiros volumes, e ao de álgebra, nos dois últimos.

DESCRIÇÃO DA OBRA

O livro é organizado em 2 partes e 11 unidades. Cada capítulo traz uma situação inicial sobre o conteúdo a ser trabalhado e inclui as seções: Atividades; Ler para resolver, são textos pensados para aprender a ler melhor os textos de matemática; Exercícios resolvidos, trazendo muitas dicas para compreender como resolver problemas; Invente você, onde o aluno pode criar seus próprios problemas e exercícios; Saia dessa, desafios para pensar além do conteúdo; Para recordar, para aprofundar o que já estudou; Jogos, recurso para compreender as noções e os conceitos trabalhados; No Computador e Calculadora, para conhecer uma calculadora científica e os recursos para construir gráficos, planilhas e simulações on-line; Para saber mais, que informa sobre fatos de natureza histórica, cultural, social e, também, recorre a curiosidades; Projeto, para aprender a identificar um problema para ser investigado; Conexão, para conhecer as relações da matemática com as outras áreas Para concluir, uma síntese dos conteúdos trabalhados na unidade, acrescida de indicações de leituras.

ANÁLISE DA OBRA

ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS

Seleção e distribuição dos conteúdos

A seleção dos conteúdos matemáticos na coleção é satisfatória:

• Conteúdo teórico

Parte 1 - Números, Estatística e Funções

Unidade1 – Conjuntos numéricos e intervalos na reta real

Unidade 2 – Análise de dados: Estatística

Unidade 3 – Relações entre grandezas: funções

Unidade 4 – Funções afim

Unidade 5 - Funções quadráticas

Unidade 6 – Sequências, progressão aritmética e progressão geométrica

Unidade 7 – Função exponencial, equação exponencial e inequação exponencial

Unidade 8 - Logaritmo e função logarítmica

Unidade 9 – Operações entre funções

Parte 2 - Trigonometria

Unidade 10 – Trigonometria do triângulo retângulo

Unidade 11 – relações trigonométricas em um triângulo qualquer

Observa-se, ao longo do livro, que os conceitos são retomados e ampliados de maneira sistemática e é possível identificar diferentes articulações entre os campos.

Metodologia de ensino e aprendizagem

A abordagem dos conteúdos caracteriza-se pela proposição de uma situação e, por meio da discussão de possíveis caminhos para resolvê-la, tenta-se chegar à sistematização das ideias. Destacam-se, positivamente, a inclusão de várias questões desafiadoras e a utilização de diferentes estratégias na resolução de problemas.

Além disso, são oferecidas algumas sugestões de pesquisas extra classe. Elas podem ajudar a explorar a conexão dos temas trabalhados com a realidade dos alunos.

Contextualização

Neste livro, os conhecimentos são contextualizados de forma significativa nas práticas sociais e na história da Matemática. Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com