TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Riscos De Um Laboratorio De Quimica

Artigos Científicos: Análise De Riscos De Um Laboratorio De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 5

Gestao De Pessoas Na Administração Pública

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Kwasnicka (1993), afirma a Antigüidade caracteriza-se por ter sido uma época particularmente vantajosa para as ciências. Seus pensadores e filósofos criaram e desenvolveram muitas áreas do conhecimento humano, com tal profundidade que até hoje se fazem sentir os efeitos de seus trabalhos. No que se refere a administração, nunca foram encontradas obras que comprovem seu desenvolvimento na Antigüidade, entretanto, a construção de uma pirâmide, a estrutura de uma cidade como Atenas e a Administração de um império tão vasto como o Império Romano certamente revela, conhecimentos de administração.

Para Drucker (2001), a administração trata dos seres humanos. Sua tarefa é capacitar as pessoas a trabalhar em conjunto, efetivar suas forças e tornar irrelevantes suas fraquezas. É disso que trata uma organização, e esta é a razão pela qual a administração é um fator crítico e determinante. Hoje em dia, praticamente todos nós empregados por instituições administradas, grandes ou pequenas, dependemos da administração para a nossa sobrevivência. E a nossa capacidade de contribuição à sociedade também depende tanto da organização em que trabalhamos quanto de nossos próprios talentos, dedicação e esforço.

Segundo Chiavenato (1998) administração de Recursos Humanos cedeu lugar a uma nova abordagem: a Gestão de Pessoas. As pessoas deixaram de ser simples recursos humanos organizacionais para serem abordadas como seres dotados de inteligência, conhecimentos, habilidades, personalidade, aspirações, percepções etc. A cultura organizacional sofreu forte impacto do mundo exterior e passou a privilegiar a mudança e a inovação voltadas para o futuro e para o destino da organização. As mudanças passaram a ser rápidas, velozes, sem continuidade com o passado, trazendo um contexto ambiental de turbulência e de imprevisibilidade.

Conforme Martins (2000), empresas descobrem que é lucrativo investir no bem estar do funcionário por meio de programas focados na qualidade de vida, pois assim as empresas diminuem o índice de falta ao trabalho, reduzem gastos com exames e tratamentos médicos, promovem um clima organizacional mais criativo e produtivo.

[...] O conceito de clima organizacional traduz a influência ambiental sobre a motivação do participantes. Assim, ele pode ser descrito como a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelo membros da organização e que influencia seu comportamento. O termo refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente organizacional, ou seja, aos aspectos da organização que provocam diferentes tipos de motivação em seus participantes. O clima organizacional é alto e favorável em situações que proporcionam satisfação das necessidades pessoais e elevação do moral. È baixo e desfavorável em situações que proporcionam a frustração daquelas necessidades. No fundo, o clima organizacional influencia o estado motivacional das pessoas e é por ele influenciado: é como se houvesse uma retroação reciproca entre o estado motivacional das pessoas e o clima organizacional . Chiavenato (1998, 119p.)

Para implantar um programa de qualidade deve haver conscientização por parte da diretoria e do setor de RH. Portanto, uma empresa que possui qualidade vida no trabalho está no caminho certo para conquistar o sucesso empresarial, pois as mesmas necessitam de pessoas sadias, satisfeitas, motivadas e criativas para vencer os novos desafios deste mercado globalizado.

Segundo Chiavenato (1994) a administração de Recursos Humanos consiste no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho. A administração de Recursos Humanos significa conquistar e manter pessoas na organização, trabalhando e dando o máximo de si, com uma atitude positiva e favorável. Representa todas aquelas coisas não só grandiosas que provocam euforia e entusiasmo, como também aquelas coisas muito pequenas e muito numerosas, que frustram ou impacientam, ou que alegram e satisfazem, mas que levam as pessoas desejar permanecer na organização. Há mais coisas em um jogo quando se fala de ARH. Também está em jogo a espécie e qualidade de vida que a organização e seus participantes levarão e a espécie de participantes que a organização pretende cultivar.

Para Ulrich (2000), os resultados obtidos pela área de RH a adicionam valor a uma empresa, pois os funcionários de RH articulam e garantem resultados às mesmas. O profissional de RH do futuro são os parceiros estratégicos, especialista administrativos defensores dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com