TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise econômica regional

Trabalho acadêmico: Análise econômica regional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.214 Palavras (17 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 17

ACADÊMICOS

Daiane Vieira Alves = RA 377708

Sheylla Priscila do N. Silva = RA 350445

Thaise Pereira de Moura = RA 352924

Thayene Pereira de Moura = RA 352819

Rejane de oliveira silva=RA352741

ECONOMIA

Atividades elaboradas para abordar conhecimento adquiridos para a

Avaliação na disciplina fundamentos da economia, no 2º

Semestre do curso de Administração de Empresas da faculdade

Anhanguera Educacional. Sob a orientação do Profº Anicesio.

SÚMÁRIO

Introdução.............................................................................................................. 04

Relatório..................................................................................................................05á15

Considerações finais................................................................................................16

Gráficos...................................................................................................................17

Referências bibliográficas.......................................................................................18

INTRODUÇÃO

O atual trabalho tem como finalidade apresentar uma análise econômica regional sobre um produto/serviço escolhido que foi a informática. Esta análise foi proceddia de sucessivas pesquisas sobre demanda e oferta, custo de produção, indicadores regionais, políticas monetárias e fiscais do Governo Federal e influência de economias internacionais, onde o administrador é de suma importância, para que tudo desenvolva de forma satisfatória.

Administrar é aplicar o conhecimento à ação. Ser um administrador não se limita apenas a um diploma, um cargo em uma empresa. Entretanto, muitos podem ter a oportunidade de administrar algo em suas vidas. Mas a verdadeira essência do administrador, aquele que para mim é realmente um administrador, não se limita a mandar em seus subordinados, cuidar de algo, mas vai além. É aquele que incentiva as pessoas a fazerem as coisas a seu modo, não o faz por pressão de sua posição.

É aquele que traz mudanças para seu ambiente de trabalho, vai além de um simples chefe, é um agende de mudanças e melhorias, incentiva os acomodados a fazerem algo, vê seus colaboradores como pessoas, com pensamentos e ideias diversas, não apenas como números.

Um administrador gosta de desafios e mudanças e vê na crise uma oportunidade de crescer ainda mais.

O Administrador tem como atribuição profissional analisar mercados e identificar potencialidades e dificuldades no ambiente interno e externo à empresa, e entender cenários econômicos, o que lhe proporcionará condições para otimizar suas tomadas de decisões.

04

RELATÓRIO

Após a análise de diversas áreas de atuação, optou-se pela o ramo de negócio da Informática. O motivo que levou o grupo a optar pela área da informática foi porque a informática está em grande expansão em todo o mundo e o mercado fornecedor neste ramo é muito amplo e os produtos e serviços de informática também ganham força junto a quase todas as classes sociais.

A principal demanda é estar conectado. “Estamos falando desde lan houses até venda de computadores e suporte técnico”, detalha Meirelles. A tendência no segmento é de estabelecimentos de pequeno porte e baixos custos – a maioria são negócios familiares, com até três funcionários, segundo o CGI.br. Grandes redes como a Monkey, que chegou a ter 60 lojas no país, entraram em extinção.

É de fundamental importância conhecer o comportamento de compra do consumidor, pois existem vários fatores que influem na escolha no processo de compra. Sendo assim, se faz necessário conhecê-lo para que o mercado atenda realmente aos seus desejos e necessidades. O comportamento de compra do consumidor está relacionado ao estudo dos indivíduos na compra de bens ou serviços que atendam as suas necessidades e desejos, sendo muito importante conhecer como é realizado o seu processo de compra, o seu comportamento e decisão frente as influências na sua escolha, como os diferentes hábitos, opiniões, estilo de vida, o conhecimento. Assim também, tem como influência no comportamento e decisão de compra a classe social, como a classe C, responsável por 28% do consumo nacional que corresponde á R$ 226 bilhões por ano em compras.

O mercado fornecedor neste ramo é muito amplo, porém, é preciso buscar aquele que melhor atenda as necessidades desta empresa em termos de preço, prazos de entrega e qualidade, pois uma sólida parceria com os fornecedores será um fator decisivo para a competitividade da empresa. Uma vez adquirindo produtos confiáveis, torna-se possível oferecer serviços confiáveis e melhores, satisfazendo a todas as necessidades dos clientes.

Também é de grande importância o conhecimento da evolução histórica da informática, pois através deste é possível prever a velocidade do crescimento da tecnologia. Constantemente são colocados no mercado microcomputadores softwares cada vez mais sofisticados, com o intuito de atender as necessidades de um mercado muito exigente.

05

Este ramo de negócio é muito didático, em virtude

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com