TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise financeira das empresas

Ensaio: Análise financeira das empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Ensaio  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES

01 – Conceitue análise financeira de empresas e descreva quais são as principais fases que integram um processo de análise de empresas.

É um conjunto de métodos que permite estudar e avaliar os números de um projeto ou negócio e suas possibilidades, se é viável, se será lucrativo e estável, analisando a situação financeira de uma empresa, assim como uma pré-avaliação do seu desempenho futuro. Verifica o patrimônio da empresa e as decisões tomadas, tanto em relação ao passado como no futuro.

ETAPAS DE UMA ANÁLISE FINANCEIRA:

-Coleta da documentação para análise

-Conferencia da documentação recebida

-Preparação: leitura e padronização das demonstrações contábeis

-Processamento: cálculos dos indicadores e obtenção de relatórios

-Análise dos indicadores e relatórios

-Conclusão: elaboração do parecer

02 – Qual o papel que o Contador deve desempenhar nas organizações, no que tange elaboração das Demonstrações Financeiras (no que se refere às orientações do Conselho Federal de Contabilidade)?

O Contador tem o papel de trabalhar com a área financeira, econômica e patrimonial de uma ou várias empresas. Faz parte das tarefas deste profissional estar totalmente adequado às leis que dizem respeito ao patrimônio delas, datas e prazos de seus impostos, os quais ela deve pagar e dar de forma correta as informações coletadas para assim tomar atitudes para o crescimento das mesmas onde exerce suas funções.

03 – Que características profissionais deve possuir o Analista das Demonstrações Financeiras?

Quanto às habilidades profissionais ele precisa ter nível de escolaridade superior, conhecimentos na área de Economia, Contabilidade, Direito, Matemática Financeira, uma ótima capacidade de redigir e conhecimentos específicos dos negócios relacionados à sua área de atuação e principalmente conhecer sua empresa além dos números refletidos nas demonstrações financeiras.

04 – O que é importante se observar sob a ótica da Ética Profissional, e pronunciamentos do Conselho Federal/Regional de Contabilidade, no que se refere à atividade de Analista das Demonstrações Financeiras?

05 – Porque as empresas necessitam de um Analista das Demonstrações Financeiras?

Porque através destes profissionais elas podem ter uma visão geral através de números de seu funcionamento, e através dos resultados podem preparar novas medidas para o crescimento da mesma, avaliando sua situação e traçando o melhor caminho a seguir, podendo ver onde estão perdendo, no que estão investindo errado e mudar planos e estratégias para uma melhor solução.

06 – Quais os indicadores mais utilizados na Análise das Demonstrações Financeiras?

Os indicadores podem ser divididos em 4 grupos:

-Indicadores de rentabilidade: margem operacional, margem EBITDA, margem líquida e retorno sobre patrimônio;

-Indicadores de estrutura de capital: endividamento total/patrimônio e cobertura de juros;

-Indicadores de liquidez: liquidez corrente;

-Indicadores de atividade: giro de caixa.

07 - A análise de Balanços tem sido muito usada na avaliação de concessão de créditos às pessoas físicas e jurídicas, dessa forma, muito eficaz é a utilização do “Cálculo do Fator de Insolvência”. Exemplifique o que é o Fator de Insolvência de Kanitz.

Esse cálculo também conhecido como fator de insolvência, foi desenvolvido por Stephen Charles Kanitz, do Departamento de Contabilidade da FEA/USP. Esse fator é obtido a partir de informações de balanços de empresas, e do cálculo desenvolvido por ele, obtém-se um número denominado de Fator de Insolvência que determina a tendência de uma empresa falir ou não.

Os valores positivos indicam que a empresa está em uma situação boa ou "solvente", se for menor do que –3 a empresa se encontra em uma situação ruim ou "insolvente" e que poderá levá-la a falência. O intervalo intermediário, de 0 a -3 é chamado de "penumbra" representa uma área em que o fator de insolvência não é suficiente para analisar o estado da empresa, mas inspira cuidados.

Uma empresa que possui um fator de insolvência positivo, por exemplo, tem menor possibilidade de vir a falir e essa possibilidade diminuirá à medida que o fator positivo for maior assim ao contrário, quanto menor for o fator negativo maiores serão as chances de a empresa encerrar suas atividades.

08 – Qual o objetivo do indicador Economic Value Added (EVA)?

Tem como objetivo ajudar na tomada de decisões financeiras, onde os gestores devem ter como objetivo maximizar o EVA e não os resultados líquidos contabilísticos. Objetiva ainda determinar objetivos para a empresa, avaliando o desempenho financeiro, estabelecendo esquemas de remuneração e incentivo, comunicando o desempenho aos investidores e avaliando projetos de investimento e empresas.

09 – O que mede o modelo DuPont

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com