TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aponte As Principais Características Sobre A Importância Da Grécia Para A História Do Direito. Inclua Na Sua Análise A Leitura Do Texto Grécia, Itens: Povoamento, Período Homérico, Período Arcaico - Esparta, Período Arcaico - Atenas.

Casos: Aponte As Principais Características Sobre A Importância Da Grécia Para A História Do Direito. Inclua Na Sua Análise A Leitura Do Texto Grécia, Itens: Povoamento, Período Homérico, Período Arcaico - Esparta, Período Arcaico - Atenas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  1.212 Visualizações

Página 1 de 3

Aponte as principais características sobre a importância da Grécia para a História do Direito. Inclua na sua análise a leitura do Texto Grécia, itens: Povoamento, Período Homérico, Período Arcaico - Esparta, Período Arcaico - Atenas.

De acordo com as pesquisas de estudiosos a primeira ideia de direito foi na Grécia denominado de Direito Homérico. Nessa época o direito era autoritário, bastante rígido e não compartilhava de um bem comum para todos, promovia apenas para defender a realezas, seus parentes e os indicados pelos fluentes.

Foi neste mesmo período que idealizou os primeiros conceitos de direitos na cidade de Gortina, sendo talvez ate a primeira cidade a aderir ao direito propriamente dito para equilibrar e orientar a vida entre a sociedade.

E por toda a Grécia a ideia jurídica se espalha, chegando ao zênite em Atenas e Esparta.

O Direito crescia com algumas características marcantes: laico; sem grandes juristas para interpretá-lo; sua aplicação só ocorria quando comprovadas a lesão; direito sem profissionalização, sem advogado, órgão de acusação, oficiais de cumprimentos etc. Mais a definição de Justiça variava de acordo com a cidade, com a cultura, de cada cidade, de cada estado. Por isso houve a necessidade de se propagar pelo menos um consenso sobre o que e justiça.

Aristóteles pregava que “o homem, quando não aperfeiçoado, é o melhor dos animais; mas quando isolado da lei e da justiça, é o pior de todos”.

Portanto de suma importância o surgimento do Direito na antiga Grécia, desse surgimento houve o desenvolvimento do bem comum da humanidade, e desta influencia há o vestígio de aplicação até nos dias atuais.

Período Arcaico: período este da Grécia Antiga, onde ocorreu o desenvolvimento cultura, político e social, período posterior a Idade das Trevas e antecessor o Período Clássico. Dando os primeiros avanços para o crescimento da democracia e observa-se também uma revitalização da linguagem escrita. Nesse período cada cidade tinha suas leis, seu governo, sua economia.

As pólis gregas tinham arquiteturas parecidas. E as duas pólis mais importantes foram Esparta e Atenas:

Como os dois polos não dependiam uma da outra para nada, isso acabou desencadeando certas rivalidades. Atenas por sua vez tinha uma civilização que cultuava e admirava a intelectualidade, mais essa educação só possuía que tinha condições de pagar por um professor particular. E os Espartas, que já tinha sua cidade com caráter influenciado por militarista, via na educação uma forma de inserir os valore smilitares a todos.

Como em Atenas não possuía as terras férteis para o cultivo, desenvolveu um intenso comercio marítimo, facilitado por sua localização geográfica perto do mar. Enquanto Esparta, pelo contrario, possuía um território rico em terras férteis, o que facilitou nas atividades agrícolas para benefício próprio, por isso não tinham o interesse de expandir o comercio.

Em relação às instituições políticas, ambas privilegiavam a aristocracia local. Atenas por sua vez se sujeitou a varias reformas que acabou formando um governo democrático, não realizando mudanças e mantiveram um governo de dois reis, e suas assembléias.

Outra diferenciação dos polos e o papel que a mulher desenvolvia na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com