TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletronic Cia: Analise das Principais Deficiências e as Mudanças nas Atividades

Por:   •  1/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  2.395 Visualizações

Página 1 de 4

Pede-se:

Analise as principais deficiências e as mudanças nas atividades e nos resultados da empresa e os organize sob a ótica dos subsistemas (institucional, social, físico, formal, de informação, de gestão).

Sob a sua perspectiva, qual é o principal problema detectado na empresa antes da adoção das melhorias?

Qual é o papel do recurso informação nesse contexto, tanto no cenário precedente quanto no cenário pós mudanças? Dê a sua opinião, com base no caso, acerca da importância da informação nesse processo empresarial.

Pode se dizer que o sistema é composto de partes, e essas partes podem ser compreendidas como subsistemas. E os subsistemas podem ser enfocados sob diversas formas como:

  • Institucional; esse elemento compreende a definição de missão e as convicções de seus proprietários. Está relacionado com os propósitos do sistema empresa e à filosofia que orienta sua atuação em geral, ou seja, seu modelo de gestão.

A filosofia da empresa Eletronic Cia de acordo com o texto não contemplava procedimento de gestão que facilitariam a descentralização das decisões. O modelo de gestão era informal, inexistindo instrumentos básicos da administração.

Teve como principal mudança no aspecto institucional uma nova orientação, a alta administração optou por iniciar as mudanças, reestruturando-se as áreas de controladoria, que deveriam monitorar o ambiente interno e alicerçar o processo decisório da empresa, e a de tecnologia da informação, a qual cuidaria do formato e da disponibilização da informação aos usuários – fator este considerado relevante para a nova gestão.

  • Social; esse elemento compreende a orientação da realização das atividades da organização. Justificado pela necessidade de planejamento, execução e controle das atividades empresariais para que a organização alcance seus propósito.

A empresa Eletronic Cia não seguia uma gestão com planejamento, execução e controle de suas atividades empresariais. Sua atividade de administração do negócio era intuitiva.

Teve como principal mudança no aspecto social uma implementação de instrumentos de gestão que facilitariam a administração com um processo de curto, médio e longo prazo, que no qual detalhava todo o processo administrativo da organização.

  • Físico; é caracterizado como o hardware da organização, compreende as instalações físicas e os equipamentos do sistema empresa. Possibilita a maior quantidade de ações para a obtenção da eficiência e eficácia empresarial.

A empresa Eletronic Cia tinha um sistema de informação frágil, baseado em um software de informações implantado de forma parcial. Inexistindo mecanismos integrados de monitoramento das atividades.

Teve como principal mudança no aspecto físico uma maior importância na informação, sendo relevante a informação na tomada de decisão e portanto, uma melhor adequação nos sistemas de informações.

  • Formal; esse elemento é composto pela estrutura administrativa da organização e pela designação de responsabilidades. Refere-se à forma como são agrupadas as diversas atividades em departamentos, aos níveis hierárquicos, definindo a amplitude e a responsabilidade, ao grau de descentralização das decisões e à delegação de autoridade na organização.

A empresa Eletronic Cia não tinha um poder formal para administrar sua atividade empresarias. Nesse contexto a existência de um forte poder informal era marca registrada da organização. Pois, as orientações dadas pela alta administração não surtiam os efeitos desejados em sua base organizacional, a centralização das decisões se tornou apenas pro forma.

Teve como principal mudança no aspecto formal uma implantação organizada por área de responsabilidades sob a qual era direcionada pela coordenação geral.

  • De informação; esse elemento caracteriza-se como um conjunto de elementos que tem como objetivo gerar informações para o apoio à execução das atividades da organização. Constitui-se das atividades de obtenção, processamento e geração de informações que são imprescindíveis para a execução e gestão das atividades da organização.

A empresa Eletronic Cia não apresentava um conjunto de elementos para obter informações para execução de suas atividades. As orientações dadas pela alta administração não surtiam efeitos desejados. E com isso predominava um sistema de poder informal na organização.

Teve como principal mudança no aspecto informação permitiu aos gestores maior agilidade no processo de tomada de decisão, também proporcionou mais tempos ás áreas de controladoria e de tecnologia de informação, pois a demanda de informação para a tomada de decisão diminuiu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com