TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendendo a Aprender Cálculo Diferencial e Integral I

Por:   •  16/9/2018  •  Dissertação  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Aprendendo a Aprender Cálculo Diferencial e Integral I

André Santana Xavier1

  • Instituto de Computação – Universidade Federal do Amazonas (UFAM) 69.080-900 – Manaus – AM – Brasil

asx@icomp.ufam.edu.br

Segundo [Emmett 2000] apud [Oakley 2015], “a apreensão antes de fazer uma tarefa usa mais tempo e energia do que fazer a tarefa em si”, de modo que alguns estu-dantes tendem a adiar a realização de trabalhos ou estudos por causa do desconforto que tais atividades os causam, isso não é uma exceção em Cálculo Diferencial e Integral I. Contudo, existem estratégias que podem ser aplicadas ao estudar qualquer matéria, tendo como objetivo evitar os problemas da procrastinação. Algumas destas estratégias são re-visar os assuntos no dia que são passados, praticar constantemente e começar os trabalhos e tarefas cedo.

Em aulas de Cálculo Diferencial e Integral I, é comum serem mostradas expres-sões ou teoremas complexos, os quais podem exigir do aluno um pouco mais de esforço para entendê-los. Para entender corretamente e fixar esses conhecimentos, se faz neces-sário uma revisão destes assuntos no dia em que foram apresentados, aproveitando que as explicações do professor ainda estão relativamente "novas em sua memória"e faz com que as informações passadas em aula fiquem mais fáceis de serem aprendidas. Este método também se mostra útil durante os estudos para uma avaliação, pois, ao invés de estu-dar com o objetivo de aprender para a prova, só seria necessário revisar o conteúdo para adquirir uma maior segurança do domínio dos assuntos.

Obviamente revisar o assunto no dia não é o suficiente para aprendê-lo definitiva-mente, logo, se faz importante praticar constantemente os assuntos em que o indivíduo sente maior dificuldade através de exercícios, tanto os passados pelo professor quanto aqueles dispostos na internet, de modo que o conhecimento se fixe de maneira mais per-manente e o aluno adquira mais segurança de que ele é capaz de resolver as questões do assunto. Esta estratégia também auxilia na questão do desconforto quanto à matéria estudada, pois o aluno, ao se tornar melhor em determinado assunto, pode perder parcial-mente, ou até completamente, o desconforto com a matéria.

A última das estratégias que auxilia o aluno a evitar a procrastinação ao estudar Cálculo Integral e Diferencial I é começar as atividades cedo. Mesmo isso sendo uma atitude óbvia, existem alunos que não a utilizam. Antes de iniciar um trabalho, o aluno pode sentir apreensão e desconforto, que, em muitos casos, impedem-no de começar a trabalhar efetivamente. Para contornar este problema, é necessário que o estudante co-mece a atividade, visto que o desconforto sentido é causado pela ansiedade. Caso isso não ajude, o aluno deve revisar os assuntos envolvidos e, se necessário, fazer exercícios sobre o assunto para adquirir certo grau de confiança.

Ao estudar Cálculo Diferencial e Integral I, assim como qualquer outra matéria, é necessário ter controle sobre a procrastinação. Como dito por [Oakley 2015], é comum alguém adiar aquilo que considera incomodo, tentando se distrair com algo que o faz se sentir bem temporariamente, mas que não é necessariamente bom para ele a longo


prazo. Para evitar esta situação, são utilizadas estratégias que têm como objetivo ajudar o indivíduo a aprender definitivamente os assuntos estudados, além de fazê-lo se interessar mais pela matéria e adquirir confiança no seu conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com