TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apts

Artigo: Apts. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Observações iniciais a um roteiro de coordenação de um processo de planejamento

A sistematização do processo de planejamento e seu entendimento é de extrema importância para sua utilização nos trabalho de planejamento na área social. É preciso que a coordenação de um processo siga um roteiro bem elaborado buscando em bibliografia ou em experiência alheia.

Desenvolvendo no acadêmico competências e habilidades que ao ser lançado no mercado possa solucionar problemas, dimensionar recursos, planejar sua aplicação, desenvolver estratégias, efetuar diagnósticos de situação entre outros. Algumas repetições de instrumentos ou de processos são necessárias na prática. É preciso que em nenhum momento, a elaboração dos planos apareça como uma tarefa chata e estéril, não pode a coordenação, mesmo se o roteiro lhe parecer que o roteiro, como um todo, apresenta muitas repetições , omitir partes. Podendo a coordenação substituir técnicas quando as circunstâncias assim o aconselharem ou a teoria o indicar.

Marco referencial

Aproximação da instituição que planeja a realidade;

A instituição assume uma proposta político

-

social e a fundamenta;

A instituição firma o ideal de sua prática, dentro do seu campo de ação;

Proposta baseada em teoria.

Questões para iniciar a elaboração de um marco referencial

A apresentação de questões aos participantes de uma instituição tem sido um começo muito eficiente na preparação de u plano global de médio prazo. Simplificando tudo, as questões favorece a participação de todos. Os conteúdos implícitos nas questões constituem uma primeira opção que é retirada dos participantes, as mesmas também abertas constituem intromissão menor no grupo.

É preciso que o grupo seja capaz, na sua maioria de compreender as questões apresentadas. As perguntas podem variar de acordo com as perguntas, sobretudo quando o grupo esta interessado em algumas questões ou em alguns valores. É possível também elaborar perguntas com o grupo quando ele já estiver familiarizado com o processo participativo de elaboração de planos. O conjunto deve propiciar às pessoas a expressão de uma teoria e de uma opção, as perguntas devem levar em conta e equilibrar

-

se para gerar um texto que integre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com