TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arlindo Machado - A Tv Levada A sério

Dissertações: Arlindo Machado - A Tv Levada A sério. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  1.056 Visualizações

Página 1 de 5

ARLINDO MACHADO - A TELEVISÃO LEVADA A SÉRIO

"[...] o telejornal não pode ser encarado como um simples dispositivo de reflexão dos eventos, de natureza espetacular, ou como um mero recurso de aproximação daquilo que acontece alhures, mas antes como um efeito de mediação. A menos que nós próprios sejamos os protagonistas, os eventos surgem para nós, espectadores, mediados através de repórteres (literalmente: aqueles que roportam, aqueles que contam o que viram), porta-vozes, testemunhas oculares e toda uma multidão de sujeitos falantes considerados competentes para construir "versões" do que acontece." (Arlindo Machado - A televisão levada a sério - pg.102)

"Tecnicamente falando, um telejornal é composto de uma mistura de distintas fontes de imagem e som: gravações em fita, filmes, material de arquivo, fotograficos, mapas, textos, além de locução, música e ruídos. Mas, acima de tudo e fundamentalmente, o telejornal consiste de tomadas em primeiro plano enfocando pessoas que falam diretamente para a câmera (posição stand-up), sejam elas jornalistas ou protagonistas, apresentadores, âncoras, correspondentes, repórteres, entrevistados etc." (Arlindo Machado - A televisão levada a sério - pg.104)

O telejornal é o lugar onde se dão atos de enunciação a respeito dos eventos.

"Não é sem razão que o telejornal, muitas vezes, trata não propriamente dos eventos, mas de suas próprias dificuldades em reportá-los. Quando se está numa situação de conflito particulamente perigosa, a presença física do repórter no palco dos acontecimentos e a obtenção de imagens e sons representativos do que ocorre tornam-se em si mesmas problemáticas e não é raro que tais dificuldades afetem a própria substância do telejornal." (Arlindo Machado - A televisão levada a sério -pg105)

"... Hoje, na maioria dos telejornais, a notícia vem quase sempre personalizada, através de legendas que especificam quem fala, qual sua função no telejornal ou no evento ("correspondente em Londres", "Governados da Califórnia", etc) e às vezes também o lugar onde se fala." (Arlindo Machado - A televisão levada a sério -pg 106)

O telejornal trabalha com a enunciação de um evento ou acontecimento. Dessa forma, ele pode reduzir o evento ou acontecimento ao seu ponto de vista, porém, a pessoa que assiste pode criar uma leitura e uma conclusão pessoal do que é passado, e não necessariamente concordar com o que é dito

"[...] a ambiguidade "informativa" do telejornal produz incertezas nas cabeças de estrategistas e protagonistas dos conflitos, que nunca conseguem saber com clareza se o telejornal é simpático ou hostil às causas alegadas e se a televisão ajuda ou atrapalha numa situação de confronto militar." (Arlindo Machado - A televisão levada a sério -pg112)

"[...] Em circunstâncias de extrema gravidade, o sonho imperial de um controle absoluto das telecomunicações se choca continuamente com a própria dinâmica da televisão e do telejornal." (Arlindo Machado - A televisão levada a sério - pg 113)

DIÁLOGO DE AUTORES -

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho

Boni é um publicitário, empresário e diretor de televisão brasileira que escreveu um livro abordando o nascimento e a consolidação da sociedade midiática em um país como o Brasil. Ele visava ir além do entretenimento na televisão, e percebeu que conseguiria isso a partir do momento da criação do Jornal Nacional.

Defendia que nada morre, tudo se transforma. Nenhum meio de comunicação é melhor ou pode acabar de vez com a veiculação de um outro, e que a televisão cada vez mais vai assumir o papel de distribuição.

"O importante é que a televisão aberta - que tem a concessão de usar o espectro, que é um bem público - tenha consciência de sua responsábilidade social, que se preocupe sempre em elevar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com