TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armazem - Estrutura, Layout

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.530 Palavras (7 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2]

1 INTRODUÇÃO

Com a globalização, as empresas passaram a ser mais competitivas buscando a Qualidade Total em todos os seus processos, produtos e serviços. Isto resulta do fato de que os consumidores passaram a ser mais exigentes e a concorrência aumentou significativamente. Portanto, é de extrema importância que as empresas utilizem armazéns com características que atendam às necessidades dos materiais que serão armazenados.

  1. Objetivo geral

Este trabalho tem como objetivo principal, apresentar a estrutura do armazém utilizado pala empresa XPTO.

1.2 Objetivos específicos

Os objetivos específicos deste trabalho são:

  • Quais os produtos que serão estocados;
  • Fornecedores que abastecem o armazém;
  • Tipo do armazém;
  • Estrutura do armazém;
  • Localização da empresa e do armazém;
  • Pontos de recebimento e expedição;
  • Layout do armazém;
  • Hidrantes e saídas de emergência;
  • Iluminação e ventilação.

1.3 Escopo do Trabalho

O foco deste trabalho está voltado para o armazém, sendo assim, não serão utilizados setores como Recursos Humanos, Apoio, entre outros. A empresa apontada no presente trabalho e adotada como estudo de caso, receberá um nome fictício, sendo assim, será chamada de XPTO.

O armazém somente é abastecido pelo setor da embalagem. Assim sendo, os demais setores não serão detalhados.

O referido trabalho terá seu foco especificamente no estoque de materiais acabados, sendo assim, utilizará o armazém de materiais acabados e que posteriormente serão enviados para clientes.

1.4 Estrutura do Trabalho

Este trabalho está dividido em 8 capítulos, a saber:

  • Capítulo 1 - Introdução: Apresenta uma visão geral de todo o trabalho que será desenvolvido.
  • Capítulo 2 - Contextualização da Empresa: Apresenta breve histórico da empresa utilizada no estudo de caso, suas áreas e materiais fabricados.
  • Capítulo 3 - Armazém: Apresenta a estrutura do Armazém, layout, disposição dos materiais estocados,

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA EMPRESA

Para uma melhor compreensão da proposta deste trabalho, neste capítulo serão apresentados: os setores da empresa, quais as máquinas que abastecem o armazém e quais os materiais produzidos na empresa.

2.1 A Empresa

A empresa XPTO atua no mercado de alumínio nos ramos de Extração, Fundição, Reciclagem, Refusão e Laminação, há mais de 40 anos. Uma de suas filiais está instalada, há mais de 30 anos no Vale do Paraíba, na cidade de Pindamonhangaba, atuando somente no mercado de Reciclagem, Refusão e Laminação.

A produção está dividida em cinco setores: Reciclagem, Refusão, Preparação de Placas, Laminação a Quente (LQ) e Laminação a Frio (LF). A seguir, um detalhamento funcional destas áreas:

  • Reciclagem: este setor é responsável em transformar os produtos de alumínio que chegaram até o cliente final e foram descartados, em metal líquido e posteriormente, enviá-los para a Refusão.
  • Refusão: setor responsável em transformar as perdas geradas durante o processo em metal líquido, receber o metal líquido enviado pela Reciclagem e transformá-los em Placas, em seguida, enviá-las para a Preparação de Placas.
  • Preparação de Placas: este setor é responsável em preparar as placas enviadas pela Refusão para que sejam laminadas pela primeira vez.
  • Laminação a quente: setor responsável em laminar as Placas para que estas se transformem em Lâminas e prepará-las para o próximo processo, Laminação a Frio.
  • Laminação a Frio: este setor é responsável em deixar as Lâminas de acordo com as especificações solicitadas pelos clientes, ou seja, processo de acabamento do alumínio.

A Figura 2.1 apresenta como estas áreas estão situadas dentro da empresa e o caminho que o metal percorre durante sua manufatura.

[pic 3]

Figura 2.1 – Planta da Fábrica de Pindamonhangaba

O Setor de Embalagem é o único que abastece o Armazém e está localizado na área de Laminação a Frio que é dividida em cinco grandes setores: Laminadores, Fornos, Acabamento, Transporte e Embalagem, conforme Figura 2.2.

[pic 4]

Figura 2.2 – Laminação a frio

O setor de Acabamento é composto pelas máquinas: Refiladeira Média, Refiladeira Pesada (RP), Refiladeira Leve (RL), Tesoura Pesada (TP), Linha de Desengraxe (LD) e Planificadora Contínua (PC) estás máquinas são responsáveis em abastecer a embalagem, conforme ilustra Figura 2.3.

[pic 5]

Figura 2.3 – Setor de acabamento

2.2 Embalagem

Neste setor os materiais acabados e aprovados são devidamente embalados, pesados e etiquetados pois, o Alumínio não pode ter nenhum contato com água ou ambiente em que a umidade do ar é alta.

Após o processo de embalagem os materiais são enviados ao Armazém.

2.2.1 Bobinas em tiras

Utilizado na fabricação de tubo de pasta de dentes, base de lâmpadas, gilete, peças automotivas entre outras aplicações.

Embalagem das tiras bobinas: são utilizados Pallets que acomodam as bobinas e filme de plástico. A Figura 2.4 mostra a embalagem de bobinas de alumínio.

[pic 6]

Figura 2.4 – Bobinas em tiras de Alumínio embaladas

2.2.2 Chapas e Telhas

Chapas são utilizadas para fabricação de piso de ônibus, fachadas de construções, entre outros. As telhas são utilizadas para a fabricação de estruturas de galpões em industrias e cobertura residenciais e comerciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (437.4 Kb)   docx (909.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com