TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arnold Geisel

Monografias: Arnold Geisel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  2.332 Palavras (10 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 10

Arnold Lucius Gesell nasceu em 21 de junho de 1880 em Alma, Estados Unidos e faleceu em 29 de maio de 1961 em New Haven, Estados Unidos.

Foi o psicólogo desenvolvimentista que demonstrou maior interesse pelos aspectos maturacionais em desenvolvimento humano.

Estudou na Universidade de Clark (Massachuts), onde foi influenciado a pesquisar o desenvolvimento infantil. Em 1906, doutorou-se na mesma universidade e em 1911dirigiu uma Psicoclínica, conhecida como Clínica de Desenvolvimento Infantil. A partir dessa experiência, começou a acreditar que precisava, para prosseguir seus estudos, de treinamento médico, e em 1915 recebeu seu diploma em medicina, pela Universidade de Yale.

Gesell interessou-se pelo retardo mental, concluindo que para compreender essa realidade era necessário, primeiro, entender o desenvolvimento normal.

Em 1919 iniciou uma série de pesquisas sobre o crescimento mental de bebês. Elaborou um novo método de investigação (metodologia de observação direta) do comportamento pelo uso controlado do ambiente e estímulos precisos. Pesquisou cerca de 12.000 crianças de várias idades e vários estágios de desenvolvimento, através da filmagem, registrando o processo de desenvolvimento dessas desde o nascimento até os 13 anos.

Em 1938, elaborou uma listagem do desenvolvimento infantil nas primeiras 4 semanas após o nascimento, material usado por vários profissionais.

FAIXAS ETÁRIAS:

Primeiro trimestre do 1º ano: ultrapassados os riscos do período pós-natal, adquire o domínio dos seus 12 músculos óculo-motores;

Segundo trimestre (16 às 28 semanas): adquire o domínio dos músculos que sustentam a cabeça e movem os braços. Quer agarrar coisas;

Terceiro trimestre (28 às 40 semanas): adquire o domínio do tronco e das mãos. Senta-se, Agarra objetos, muda-os de lugar, manuseia-os;

Quarto trimestre (40 às 52 semanas): alarga o seu domínio às pernas e aos pés, e aos polegares e indicadores. Empurra e arranca coisas;

Ao final do 2º ano: anda e corre; articula palavras e frases; adquire o controle do intestino e da bexiga; ganha um sentido rudimentar de identidade pessoal;

Aos 3 anos: exprime-se por frases completas; utiliza palavras como instrumentos do pensamento; revela uma propensão positiva para compreender o seu ambiente e para corresponder às exigências da cultura;

Aos 4 anos: faz inúmeras perguntas, apreende analogias e manifesta uma tendência ativa para conceitualizar e generalizar. Nas rotinas da vida doméstica, está quase só dependente de si própria;

Aos 5 anos: tem o seu domínio motor bem amadurecido; fala sem articulação infantil; conta uma longa história. Prefere as brincadeiras coletivas. Sente-se orgulhosa das suas roupas e das suas proezas. É, no seu pequeno mundo, um cidadão bem integrado e seguro de si.

Características do desenvolvimento: do recém-nascida aos 12 meses

Idade Características do Desenvolvimento

Recém-nascidoDependente p/ necessidades biológicas e sobrevivência; Pouca atividade física; Movimentos sem controle e involuntários por ausência de coordenação; SN imaturo, apresenta muitos reflexos.

1 mês Começa a mover a cabeça e a levantá-la quando colocada de costas ou em decúbito dorsal; Capaz de movimentar os braços, mas sem controle; Ritmo de sono mais regular; Segue com os olhos pessoas em movimento; Sorriso e vocalização podem aparecer.

2 mesesAtividade geral mais intensa; Controle da cabeça, mantendo-a firme quando segura pelo ombro; Coordenação do músculo ocular, olha na direção de onde vêm ruídos; Movimentos das mãos coordenados com movimentos dos olhos; Tenta alcançar objetos; Reconhece a pessoa que satisfaz suas necessidades - mãe).

3 mesesMovimentos intencionais dos braços e mãos estão mais adiantados do que os do resto do corpo. A criança acompanha com o corpo o movimento dos braços ao tentar alcançar os objetos. Olha para todas as direções mas não fixa a atenção nos objetos por muito tempo; Rola da posição de lado para a de costas; Capaz de emitir sons; Demonstra gostar de companhia.

4 mesesReflexo de agarrar começa a ser substituído pela preensão voluntária; Segura qualquer objeto com firmeza; Dorme pequenos períodos durante o dia; Pode manter a cabeça erguida; Nota mudança da pessoa que a cuida e mudança de local.

5 mesesMaior atividade motora; Mantém a cabeça ereta com o tronco em posição vertical; Interesse pelo ambiente; Distingue expressões faciais; Reconhece a mãe; Pode demonstrar medo de estranhos.

6 mesesRola da posição de costas para a posição abdominal; Levanta o tronco, estando deitada; Segura melhor com os dedos; Capaz de permanecer sentada; Interesse nas atividades ao seu redor.

7 meses Preensão menos palmar; Pode começar a engatinhar; Transfere objetos de uma mão para outra; Começa a demonstrar compreensão de palavras; Começa a imitar.

8 meses Maior atividade e coordenação motoras; Fica sentada sozinha, graças ao S. neuromuscular; usa ambas as mãos com habilidade; Melhor compreensão das palavras.

9 meses Apresenta nítida preferência por uma das mãos; Capaz de pronunciar sílabas; Capaz de estabelecer contato social limitado; Grande atividade motora.

10 meses Pode conseguir ficar em pé sozinha ou andar com auxílio; Segura objetos com muita firmeza.

11 meses Move-se e explora o ambiente; Anda com auxílio (algumas sozinhas); Pronuncia palavras; Compreende perguntas simples; Observa pessoas.

12 meses Anda; Melhor coordenação muscular; Capacidade para empilhar objetos; Interesse por toda espécie de atividade; Continua a imitar; Maior capacidade de contato social; Sente ciúme, medo, cólera, ansiedade; Tem percepção das emoções dos outros.

Características do desenvolvimento: dos 12 meses aos 6 anos

De 12 a 18 meses

Anda só e explora a casa e seus arredores; Empilha 2 ou 3 cubos; enche recipientes; Pronuncia 5 ou 6 palavras; Manifesta ciúmes e reações de rivalidade no jogo, com irmãos mais velhos.

De 18 meses a 2 anos

Sobe e desce escada, 1º segura por uma mão e depois sozinha, apoiando-se;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com