TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura E Urbanismo

Pesquisas Acadêmicas: Arquitetura E Urbanismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

É a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos.

Dúvida do Vestibulando

Arquitetura ou Engenharia Civil?

As duas profissões intervêm no meio ambiente por meio de construções. O arquiteto projeta e organiza os espaços de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Já o engenheiro civil projeta e executa obras. Ambos atuam na construção de edifícios, mas o arquiteto tem exclusividade para trabalhos de planejamento urbano e regional, monumentos e patrimônio cultural, enquanto o engenheiro o tem para obras de infraestrutura.

Mercado de Trabalho

Sem dúvida, os próximos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará - a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016 - movimentam o mercado de trabalho no setor da construção civil e aumentam a procura por arquitetos. "Mas esse tipo de megaevento tem impacto pontual", diz Juliano Pamplona Ximenes, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA. "O que efetivamente aquece o mercado com a criação de empregos formais e relações trabalhistas mais duradouras são o crescimento do mercado da construção civil em geral e o aumento no número de vagas no setor público." A maior parte das vagas está no Sul e Sudeste. O mercado no litoral do Nordeste também cresce bastante com o incremento do turismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com