TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura E Urbanismo Comtemporaneo

Ensaios: Arquitetura E Urbanismo Comtemporaneo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  2.614 Palavras (11 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 11

Disciplina para 9º período

Nome: Teoria do Projeto de Arquitetura e Urbanismo para Trabalho Final de Graduação.

Objetivo:

Criação de repertório conceitual que sirva de base para reflexões teóricas sobre o processo de projeto arquitetônico e sua metodologia de desenvolvimento, com o estudo dos princípios e dos fundamentos da metodologia do projeto, verificando como esse processo se dá segundo os procedimentos acadêmicos, modernos e contemporâneos, e buscando compreender em cada caso as relações entre arquitetura, métodos e procedimentos projetuais. Sistematização e reflexão sobre o processo de criação e desenvolvimento do projeto, relacionando o fazer arquitetônico com as teorias gerais da arquitetura, enfatizando os conceitos mais diretamente relacionados com o processo de projeto. Investigação de projetos exemplares e interpretações das arquiteturas em suas correspondências com o processo de projeto, a partir da identificação e análise dos percursos e métodos empregados na elaboração e desenvolvimento dessas obras.

Programa:

- As relações entre a profissão e a formação do arquiteto.

- A arquitetura e a definição de sua área de conhecimento e competências.

- A pedagogia e a metodologia do ensino influenciando perfis profissionais.

- As interfaces entre as áreas de conhecimento na Arquitetura e suas implicações na finalização na Graduação.

- Teoria e Metodologia na Arquitetura e no Urbanismo.

- O Trabalho Final de Graduação: a amplitude de seus objetivos.

- O conceito de “estudo de caso” em arquitetura e urbanismo.

- O objetivo, o objeto e os procedimentos de representação.

- A Criação do repertório conceitual.

- Os conceitos vinculados às etapas do desenvolvimento da concepção e produção do projeto arquitetônico.

 

Ementa:

- O desenvolvimento da profissão e da formação do arquiteto.

- A arquitetura: como arte, ciência, disciplina autônoma e interdisciplinar.

- As dimensões pedagógicas, didáticas e metodológicas do ensino e suas influências na definição dos perfis profissionais.

- A interface da teoria com a história, a crítica e o projeto.

- Teoria e Metodologia de Pesquisa aplicada a Arquitetura e Urbanismo:  A observação, A análise Histórica, Os limites e a extensão do objeto de estudo, as dimensões estética e de uso, o programa de necessidades e as diretrizes para o processo de concepção arquitetônica.

- O Trabalho Final de Graduação: a amplitude de seus objetivos.

- A identificação e escolha do objeto ou linha de pesquisa e de desenvolvimento profissional e/ou acadêmico de visão a curto, médio ou longo prazo.

- O conceito de “estudo de caso” em arquitetura e urbanismo: a pesquisa vivencial e a vinculada às fontes bibliográficas.

- A proposição do objetivo, do objeto e dos procedimentos de representação pertinentes ao pensamento propósito no TFG-I.

- A Criação do repertório conceitual para o processo de projeto arquitetônico e sua metodologia de desenvolvimento a ser atingida no TFG-II.

- Os conceitos vinculados às etapas do desenvolvimento da concepção e produção do projeto arquitetônico: Estudo Preliminar, Anteprojeto ou Projeto Pré Executivo; Projeto Legal; Projeto Básico (opcional); Projeto Executivo Final – níveis de presença e de ausência consciente no desenvolvimento do TFG-II.

Teoria, história e crítica, e a prática de projeto (1)

Edson da Cunha Mahfuz

Disponível em : http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.042/640

I

As últimas décadas do século XX se caracterizaram pelo desaparecimento dos discursos hegemônicos em todas as áreas do conhecimento e das atividades humanas. Se algo caracteriza o artista moderno – incluindo o arquiteto – é a consciência de que seu trabalho sempre poderia ser diferente. (2) O seu inimigo, e nosso por conseqüência, passa a ser a arbitrariedade. O que se espera do processo de aprendizado ao longo de um curso de arquitetura é que o conhecimento adquirido através da prática projetual, informada por atividades de teoria, história e crítica, possa contribuir para evitar a Arbitrariedade e resultar na Forma Pertinente.

Mais do que ensinar os estudantes a projetar de uma determinada maneira, o objetivo de uma escola de arquitetura deve ser a preparação do espírito crítico do estudante, a qual só pode ser alcançada de um modo: transferindo a experiência alheia para a própria, por meio do exame e do estudo de obras nas quais se reconheça como dados do projeto foram entendidos e valorizados pelos arquitetos, a que intenções suas decisões se vinculavam, em um momento histórico específico. Nessa incorporação da experiência alheia tem papel preponderante as atividades vinculadas à teoria, história e crítica da arquitetura.

Entretanto, da maneira como aparecem nos currículos das escolas de arquitetura, na sua organização departamental e até mesmo em encontros que visam discutir as suas inter-relações, teoria, história, crítica e prática de projeto parecem ser entendidos como campos autônomos do conhecimento. Meu propósito aqui é afirmar que, muito pelo contrário, teoria, história, crítica e prática de projeto são estreitamente vinculadas, sendo o projeto o fio condutor que deve guiar as demais.

II

A história da arquitetura é a história da arquitetura.

Esta frase, cunhada a partir de uma afirmação a respeito da abordagem histórica da filosofia, serve como um alerta inicial sobre o perigo de se tratar a história da arquitetura como história geral, em que a disciplina da qual fazemos parte aparece como um componente em pé de igualdade com os demais. Embora seja óbvio que, para que se possa tentar entender uma sucessão de fatos arquitetônicos ao longo do tempo é preciso situá-los num

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com