TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Articulaçao

Resenha: Articulaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  Resenha  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O sistema articular é formado por articulações, ou por um ponto de contato entre os ossos. Em todo nosso corpo á diferentes tipos de articulações, algumas são fortes e imóveis, nelas os ossos estão firmemente unidos entre si, (chamados de sinartrose) e outras flexíveis, (chamadas de diartrose). Por realizar muitos movimentos, nosso corpo ocasionam atritos, para que possamos amenizar estes atritos o nosso sistema articular conta com as bolsas sinoviais, que agem como amortecedores do impacto entre as articulações.

DESENVOLVIMENTO

PRINCIPAIS ARTICULAÇÃO

Nós conseguimos nos movimentar e realizar uma série de movimentos complexos graças as articulações, podendo ser entendidas como as conexões entre os ossos vertebrados responsáveis em facilitar o movimento e estabilização dos locais de encontro do esqueleto. Existe três (3) tipos de articulações; Diartrose (dotadas de movimento), sinartrose (imóveis) e anfiartrose. Para manter os ossos da articulação em seus lugares, existem cordões de tecido conjuntivos chamados de ligamentos,com uma aparência arredondada ou plana, largo, robusto, comprimento variado que unem as cabeças dos ossos de uma articulação. O movimento das articulações depende essencialmente das superfícies que entram em contato e dos meios de união que podem limita-lo. As articulações podem realizar movimentos de um, dois ou três eixo, critério adotado para classifica-la funcionalmente. As articulações tem a função de dar estabilidade as zonas de união entre os vários segmentos do esqueleto e permitir que exista um determinado grau de mobilidade entre eles.

Cada tipo de articulações possui suas características e diferenças, como por exemplo: Articulações fibrosas; São caracterizadas por possuir tecido conjuntivo fibroso como o “cimento”, que uni um osso ao outro. Que podem também ser classificadas em três; Suturas, sindesmose e gonfose. Articulações do tipo Sutura; São articulações temporais, que desaparecem no decorrer do desenvolvimento humano, e são encontradas no crânio. Dependendo de como elas se apresentam, são identificadas como: *Planas- Articulação levemente curva ou reta, fica localizada entres os osso nasais. *Denteadas ou Serreadas- Articulações que se apresenta fazendo zig-zag no crânio e fica localizada entre os ossos parietais, conhecidos como “moleira”. *Escamosas- Um osso se sobrepõe ao outro semelhante a uma escama, fica localizado entre os ossos Parietal e Temporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com