TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Articulação

Resenha: Articulação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  Resenha  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

Uma articulação é a junção entre uma ou mais peças esqueléticas, seja ossos ou cartilagens. São as articulações que têm como principal função manter em contato todos os ossos do esqueleto, assim como permitir que o crescimento ósseo ocorra sem qualquer tipo de percalço, têm ainda a função de ajudar na altura do parto, facilitando que algumas partes do esqueleto mudem de forma. As articulações têm aspectos gerais semelhantes entre elas (embora apresentem variações entre elas), permitindo assim que seja possível dividi-las em três principais categorias: fixas, semi-móveis e móveis.

Articulação nada mais é do que a união de duas ou mais peças ósseas ou cartilaginosas, por meio de feixes fibrosos ou fibro-cartilaginosos, apresentando ou não movimentos, esses movimentos podem ser amplos ou limitados e podem ainda se combinar para formar outros tipos de movimento.

Elas podem ser divididas e classificadas conforme sua estrutura e sua mobilidade em: Sinartroses (Fibrosas), Anfiartroses (Cartilaginosas) e Diartroses (Sinovial).

Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindos-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas).

O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Uma forma sólida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de apoio do corpo. O tecido ósseo participa de um contínuo processo de remodelamento dinâmico, produzindo osso novo e degradando osso velho.

O osso é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com