TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Trabalho de Conclusão de Curso

Por:   •  22/5/2016  •  Artigo  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Identificação

Nome: ELIANE CRISTINA NEVES

RA 435998                                              Curso: Pedagogia

Semestre: 7º                                           Polo: Palmas

Nome: GRAZIELA ELIZA GALETTI

RA 444186                                              Curso: Pedagogia

Semestre: 7º                                           Polo: Palmas 

Nome: LIDIANE TEREZINHA MONTANO

RA 439459                                              Curso: Pedagogia

Semestre: 7º                                           Polo: Palmas

Nome: SUELLEN ALVES BUENO

RA 420008                                              Curso: Pedagogia

Semestre: 7º                                           Polo: Palmas

Tema

 A Ludicidade na Educação Infantil: Uma forma de aprender e ensinar

Justificativa

O brincar é uma atividade que geralmente tem predominância na infância e faz parte do desenvolvimento da mesma. As formas de brincar recebem influências do meio e da cultura onde a criança está inserida.

Porém observa-se que nos dias atuais os pais não dispõem de tanto tempo para brincar com seus filhos, pois em função da subsistência da família precisam trabalhar cada vez mais e o brincar com os filhos é deixado de lado na maioria das famílias.

Por outro lado, no aspecto pedagógico da Educação Infantil o lúdico não pode mais estar ausente, pois se torna imprescindível ao desenvolvimento infantil e é uma ferramenta que deve ser utilizada pelos educadores para colocar em prática a dualidade desta modalidade, ou seja, educar e cuidar.

Assim, justifica-se a escolha por este tema para pesquisa: “A Ludicidade na Educação Infantil: Uma forma de aprender e ensinar”, pelo fato de atuar como educadora infantil e ver o encantamento das crianças ao brincar, observando como elas interagem, e perceber como o brincar interfere no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças.

Aliado a estes motivos pessoais somam-se os motivos profissionais que embasado nas literaturas vigentes me provocam a refletir a necessidade de inserir o lúdico no cotidiano escolar como uma ferramenta a favor do processo ensino e aprendizagem, assim ele não se torna somente um instrumento que contribui para o desenvolvimento do aluno, mas também facilita a prática pedagógica do educador.

             O próprio Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998, p.13), Apresenta esta importância na Educação Infantil:

Temos várias razões para brincar, pois sabemos que é extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social da criança. É brincando que a criança expressa vontades e desejos construídos ao longo de sua vida, e quanto mais oportunidades a criança tiver de brincar mais fácil será o seu desenvolvimento.

Desta forma, com base nas opções e vivências pessoais, a escolha por este tema justifica-se pela importância do tema apontado em diversas literaturas existentes na área, o que nos leva a elaborar uma proposta de estudo onde seja abordada a importância da brincadeira na infância e também um meio de promover a aprendizagem.

Problema

Qual a contribuição das brincadeiras e do brinquedo para o desenvolvimento do aprendizado da criança de 0 a 5 anos na Educação Infantil?

Objetivo geral

Analisar qual a importância do lúdico como processo de motivação e participação para o desenvolvimento de ensino aprendizagem na educação infantil.

Objetivos específicos

- Contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem.

- Desenvolver o gosto pelas brincadeiras e jogos.

- Contribuir para o desenvolvimento da criatividade.

Metodologia

Sabemos que é impossível construir uma argumentação eficiente sem o respaldo de teorias especializadas. Meu projeto de pesquisa é embasado por autores que nos ajudam a entender o lúdico na educação infantil.

O projeto procura conceituar o lúdico, demonstrar sua importância no desenvolvimento infantil. Na educação, o lúdico é uma ferramenta que pode dar mais vida e prazer ao processo de ensino-aprendizagem.

Cronograma

Atividades

Fevereiro

Março

Abril

Maio

1. Observar orientações

2. Pesquisa Bibliográfica

3. Pesquisa Documental

5. Analise do Material Coletado

6. Redação do Artigo

7. Finalização do Artigo

8. Postagem do Artigo

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

_______, MEC – Secretaria De Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1998. v. I

CARNEIRO, Maria Ângela Barbato e DODGE, Janine J. A descoberta do brincar. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2007. Disponível em < http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/desafios-cotidianos/arquivos/integra/integra_SILVA%20e%20SANTOS.pdf>. Acessado em 15 Nov. 2013.

CHÂTEAU, Jean. O jogo e a criança./ Jean Château; tradução Guido de Almeida. – São Paulo: Summus, 1987. (novas buscas em educação; v. 29).

KISHIMOTO, T. M. Jogo, Brinquedo, brincadeiras e educação. São Paulo: Cortez, 1999.

MACEDO, Lino de. Faz-de-conta na escola: a importância do brincar. Revista Pátio – Educação Infantil. Ano 1 nº 3. Dezembro de 2003/março de 2004. Ed. Artmed. P. 10-13.

MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar prazer e aprendizado. Rio de Janeiro: Vozes, 4ª ed., 2003.

OLIVEIRA, Martha Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico/ Martha kohl de Oliveira.—São Paulo: Scipione, 1997.—(Pensamento e ação no magistério).

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 7. Ed. – São Paulo: Cortez, 2011. – (Coleção Docência em Formação).

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-político cultural da educação. 13 Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. Disponível em < http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/brincadeiras-na-educacao-infantil/>. Acessado em 15 Nov. 2013.

VIGOTSKY, Lev Semenovich, 1896-1934. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores / L. S. Vygotsky; organizador Michael Cole... [et al.]; tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. - 7ª. Ed.- São Paulo: Martins Fontes, 2007. - (Psicologia e pedagogia).

WAJSKOP, Gisela. Brincar na Pré-escola. 2 ed. São Paulo: Cortez Editora, 1997. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com