TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artrologia

Exames: Artrologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 3

Artrologia

Introdução

As articulações são conexões habituais existentes entre dois ou mais ossos, nos vertebrados, ou entre os artículos dos apêndices dos invertebrados.

Nos vertebrados superiores, as articulações móveis estão revestidas de cartilagem e incluem bolsas de fluido lubrificante. Podem ser sinoviais, fibrosas ou cartilagíneas.

As articulações podem ser classificados em:

• Fibrosas (sinartrose):

As articulações fibrosas incluem todas as articulações nas quais os ossos são mantidos por tecido conjuntivo fibroso também conhecido como ligamento sutural. Há dois tipos principais de articulações fibrosas: Suturas e Sindesmose.

Suturas: Nas suturas as extremidades dos ossos têm interdigitações ou sulcos, que os mantêm íntima e firmemente unidos, as fibras de conexão são muito curtas preenchendo uma pequena fenda entre os ossos. Este tipo de articulação é encontrado somente entre os ossos planos do crânio.

Sindesmoses: Nestas suturas o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do crânio. Na verdade, a nomenclatura Anatômica só registra dois exemplos: sindesmose tíbio-fibular e sindesmose radio-ulnar.

Gonfoses: É uma articulação fibrosa especializada restrita à fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilas. O colágeno d periodonto une o cemento dentário com o osso alveolar.

• Cartilaginosas (Anfiartrose)

Nas articulações cartilaginosas os ossos são unidos por cartilagem pelo fato de pequenos movimentos serem possíveis nestas articulações, elas também são camadas anfiartroses.

Sincondrose: Os ossos de uma articulação do tipo sincondrose estão unidos por uma cartilagem hialina. Muitas sincondroses são articulações temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo (ocorre em ossos longos e entre alguns ossos crânio). As articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais são sincondroses permanentes.

Sínfises: As superfícies articulares dos ossos unidos por sínfises estão cobertos por uma camada de cartilagem hialina. Entre os ossos da articulação há um disco fibrocartilaginoso é característica distintiva da sínfise. Esses discos por serem compressíveis permitem que a sínfise absorva impactos.

• Sinoviais (Diartroses)

Neste tipo de articulação, as faces articulares dos ossos não estão em continuidade. Elas estão cobertas por uma cartilagem hialina e o contato está restrito a esta cartilagem, o mesmo é facilitado por um líquido viscoso, o líquido sinovial e são revestidas por uma cápsula fibrosa.

Principais articulações Sinoviais:

-Articulações dos corpos vertebrais, Discos Intervertebrais, Articulações Zigoapofisárias, Articulações Lombossacrais, Articulação Sacrococcígea, Articulações Atlanto-Axiais, Articulações Atlanto-Occipitais, Articulações Costovertebrais, Articulações Costotransversas, ATM, Ombro, Cotovelo, Pulso, Quadril, Joelho, Tibiofibular, Talocrural.

conclusão

Em todo nosso corpo temos diferentes tipos de articulações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com