TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTROLOGIA – ESTUDO DAS ARTICULAÇÕES

Tese: ARTROLOGIA – ESTUDO DAS ARTICULAÇÕES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Tese  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 5

ARTROLOGIA – ESTUDO DAS ARTICULAÇÕES

1. CLASSIFICAÇÃO DAS ARTICULAÇÕES

As articulações são classificadas em três grandes grupos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

O princípio desta classificação é o da natureza do elemento que se interpõe às pecas que se articulam.

2. ARTICULAÇÕES FIBROSAS OU SINARTROSES

São classificadas de acordo com a quantidade de tecido conjuntivo fibroso dentro da articulação. Possuem mobilidade extremamente reduzida, embora o tecido conjuntivo interposto confira certa elasticidade ao crânio, este tipo de articulação é considerado imóvel.

Entre os tipos de articulação fibrosa encontra se:

 Sindesmose: possui grande quantidade de tecido conjuntivo fibroso dentro da articulação. Ex.: Art. tíbio-fibular distal.

 Gonfose: possui média quantidade de tecido conjuntivo fibroso. Ex.: Art. dento-alveolar.

 Sutura: possuem pequena quantidade de tecido conjuntivo fibroso. Ex.: suturas do crânio, estas são classificadas como: serrátil, plana, escamosa e esquindilese.

3. ARTICULAÇÕES CARTILAGINOSAS OU ANFIARTROSES

São parcialmente móveis, classificadas de acordo com o tipo de cartilagem presente na articulação. Possuem apenas dois tipos as sincondroses que são raras e as sínfises.

 Sincondrose: tem presença de cartilagem hialina na articulação. Ex.: sincondrose esfeno-occipital, visualizada na base do crânio (determina o crescimento antero-posterior do crânio).

 Sínfise: tem presença de fibro cartilagem na articulação. Ex.: sínfise púbica, e sínfise intervertebral isso por que entre as vértebras existe um disco de fibrocartilagem o disco intervertebral.

4. ARTICULAÇÕES SINOVIAIS

Para que haja mobilidade entre as articulações é necessário um deslizamento de uma superfície óssea com a outra isto é impossível quando entre elas se interpõe um meio de ligação como o fibroso e o cartilaginoso. Para que haja um movimento em muitas articulações é necessário que o elemento que interponha as peças articulares seja um líquido denominado sinóvia, ou líquido sinovial, assim os meios de união entre as peças esqueléticas articuladas não se perdem nas superfícies da articulação. Nas articulações sinoviais o principal meio de união é representado pela cápsula articular, espécie de manguito que envolve a articulação prendendo se no osso que se articulam.

5. COMPONENTES ANATÔMICOS DAS ARTICULAÇÕES SINOVIAIS

Face ou superfície articular com presença de cartilagem hialina que reveste a superfície articular e se apresenta lisa, e polida. A cartilagem articular é avascular e também não possui inervação, Portanto sua nutrição é precária, o que torna sua regeneração, em caso de lesões, mais difícil e lenta. A redução na mobilidade dessa articulação pode levar à fibrose da cartilagem articular, com anquilose da juntura (perda da mobilidade).

 Cápsula articular: é uma membrana conjuntiva que envolve a juntura sinovial como um manguito. Apresenta duas camadas uma externa chamada de membrana fibrosa e outra interna chamada de membrana sinovial.

 Membrana fibrosa: é mais resistente e pode ser reforçada por feixes também fibrosos, que constituem os ligamentos capsulares, destinados a aumentar sua resistência.

O tecido conjuntivo fibroso auxilia a limitar o movimento dentro do seu eixo.

 Membrana sinovial: é a mais interna das camadas da cápsula articular. É extremamente vascularizada e se encarrega da produção e da reabsorção da sinóvia. Esta contém ácido hialurônico que confere a viscosidade necessária à sua função lubrificadora.

 Cavidade articular: é preenchida pelo líquido sinovial.

Estas estruturas sinoviais são encontradas em todas as articulações sinoviais. Porem ainda podemos encontrar algumas articulações com componentes acessórios adicionais a estas articulações, como:

 Menisco: um tecido fibrocartilaginoso que serve para melhorar a adaptação das superfícies que se articulam (tornando as congruentes) e também é destinada a receber violentas pressões, agindo como amortecedores. E são encontrados nas articulações do joelho, nas articulações esternoclavicular e temporomandibular.

 Ligamentos extra capsulares: ajudam a limitar os movimentos.

 Ligamentos intra capsulares: ajudam a manter a fixação dos ossos.

6. ARTICULAÇÕES SINOVIAIS OU DIARTROSES

São articulações altamente móveis, e são classificadas de acordo com a superfície de contato existente em uma das extremidades ósseas.

Classificação morfológicas das articulações sinoviais

 Plana: não possui movimentos amplos o que ocorre é apenas um deslizamento. Ex.: art.intercárpica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com