TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Baleias Cooperação

Por:   •  23/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Aluna: Camilla Nunes Campos

Matrícula: 1611090106

Data: 19/05/2019

Professor: Ricardo Pereira

Proposta Geral

Nas ultimas três décadas, a proteção ambiental das baleias vem ocupando um lugar crescente nos debates políticos, em escala nacional e internacional, devido à problemática referente à vigente moratória sobre a caça deste animal. Uma analise mais aprofundada se faz necessária para uma melhor averiguação acerca das questões referentes ao tema. Um dos problemas centrais diz respeito à crescente e repetida tentativa do Japão e seus aliados para que haja um levantamento da moratória. Todavia, o aparente consenso, propagado pela mídia na 67a. reunião da Comissão Baleeira Internacional (IWC), de que a moratória à caça comercial deste animal não será tão facilmente revogada pela sociedade internacional, traz a tona interesses diversos e contraditórios.

Assim, visando estabelecer um paralelo com a centralidade do Japão em relação ao tema da ultima reunião da IWC no ano de 2018 e às dificuldades enfrentadas no âmbito da própria cooperação internacional em prol do meio ambiente marinho, há de se questionar os motivos causais destes problemas e das dissonâncias. Quais as razões para dissonâncias no cenário de cooperação internacional ambiental? Estaria a comunidade internacional correta em repreender as atitudes japonesas que demonstram ter causas tantos cientificas, como culturais e comerciais?

Relevância Temática para as Relações Internacionais

A mídia internacional foi bombardeada, no dia treze de setembro de dois mil e dezoito, com o choque referente à proposta japonesa exposta na 67a. reunião da Comissão Baleeira Internacional (IWC), em Florianópolis no Brasil, para o levantamento da moratória de três décadas sobre a caça comercial às baleias. Para que fosse aceita, a proposta deveria ser aprovada por 75% dos países que compõem a comissão. No entanto, a coalisão liderada pelo Japão representa uma minoria da qual fazem parte São parte a Islândia, a Noruega e alguns países da África e do Caribe. Contando com apenas uma pequena parcela dos votos a proposta, votada no dia quatorze de setembro desse mesmo ano, foi rejeitada trazendo certo alivio para aqueles que defendem o protecionismo desta espécie.

Contudo, mesmo falha, a atitude japonesa toca em um ponto importante: é a cooperação internacional em prol do meio ambiente algo extremamente concreto? Há ou não divergências constantes nesse meio, e se sim quais seriam as de maior relevância? Em especial no caso das baleias, quais as dissonâncias existentes para um questionamento de uma moratória estabelecida como forma de impedir a extinção de tal animal?

Metodologia

Para que os objetivos propostos nesse projeto possam ser cumpridos com sucesso será empregada uma variada e minuciosa pesquisa bibliográfica em diversas formas. Serão utilizados, como base para uma melhor compreensão da cooperação internacional para o meio ambiente e em especial da proteção das baleias, livros, artigos e dissertações. Há de ser feito, também, o uso de pesquisa documental por meio da internet e de leitura das atas referentes às reuniões de cunho anual da Comissão Baleeira Internacional (IWC). Será ainda realizada uma pesquisa no âmbito do direto internacional para que as normas que regem a cooperação internacional possam ser melhor compreendidas e exploradas. Por fim, após feita toda a pesquisa necessária, será analisado o objeto central aqui proposto. Buscando-se encontrar respostas satisfatórias e esclarecedoras para o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (126.8 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com