TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências e Sociedade

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Levantamento epidemiológico feito por meio de coleta ocasional de dados, quase sempre por amostragem, que fornece dados sobre a prevalência de casos clínicos ou portadores em uma determinada comunidade.
  2. A antropometria “se ocupa da medição das variações nas dimensões físicas e na composição global do corpo humano em diferentes idades e em distintos graus de nutrição requer poucos equipamentos”.
  • Tem baixo custo;
  •  Simples utilização;
  •  Realização rápida;
  •  Fácil interpretação e aplicação de dados;
  •  Inócua;
  • Caráter não invasivo;
  1. Fazer um esquema de prevenção de saúde nas crianças verificando seus estados nutricionais. Podendo ser classificado como, saudável, anoréxico e obesidade.
  2. O estudo dos fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas. Enquanto a clínica dedica-se ao estudo da doença no indivíduo, analisando caso a caso, a epidemiologia debruça-se sobre os problemas de saúde em grupos de pessoas, às vezes grupos pequenos, na maioria das vezes envolvendo populações numerosas. E foi isso que nós fizemos na escola Classe 15 de Ceilândia com as crianças do 3º ao 7º ano. E o que comprovamos foi realmente assustador.

(4.1) Professora Marilac entrou em contanto com a regional de ensino Classe 15, ao qual já foram feitos outros inquéritos com as crianças e assim, mais uma fez nos foi dado à oportunidade de realizar o inquérito com os mesmos.

(4.2) Nos foi dado orientações pela Profª Drª Marilac de que fossemos totalmente discretos com relação às questões éticas de respeitar a opinião das crianças e suas vontades, tal como também em relação a ser dito seu peso ou altura em alta voz.

(4.3) Foi discutido em sala de aula que os resultados lá encontrados são o espelho de uma sociedade que é “dominada” por produtos industrializados e que contem muito mais substâncias que prejudicam a saúde do que se realmente acha.

(4.4) Todos da sala independentemente de suas tarefas a serem cumpridas no dia do inquérito, participaram da calibração dos equipamentos a serem utilizados na prática.

(4.5) Foi definida uma semana antes a tarefa que cada um designaria no dia do inquérito. Eu no caso fiquei responsável por organizar as filas de meninos.

(4.6) Pude observar que muitas crianças são insatisfeitas com seus biótipos e que não se sentem bem ao serem pesados ou medidos diante de seus colegas de classe. Isso ocorre pelo fato de terem medo de sofrerem bullying.

(4.7) Escola Classe 15 de Ceilândia;

Do 3º ao 7º ano;

Turmas A, B e C;

Matutino;

Idade: dos 09 aos 12/13 anos de idade;

Feminino e Masculino;

Peso e altura;

(4.8) Faltaram algumas crianças, porem todos ali presentes aceitaram ser pesadas e medidas.

(4.9) Digamos que 52% das crianças estão com sobrepeso. Isso é bastante alarmante.

(4.10) Foi passado pela professora que administra a matéria.

(4.12) Muitos casos são dignos de intervenção médica, pois diversas crianças estão acima de seu peso ideal.

Observações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com