TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Corridas de velocidade

Artigo: As Corridas de velocidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Artigo  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Campus Macapá

Docente: Clodoaldo Nascimento

Discente: Ketle Figueiredo

Curso : Alimentos – 2ºano – 1022

Pesquisa de Educação Física

As Corridas de velocidade

A corrida de velocidade refere-se à arte de correr o mais rápido possível. Potência e coordenação são os ingredientes necessários para ganhar velocidade. A coordenação pode ser aperfeiçoada a partir da prática de eficientes técnicas de corrida. A velocidade é em grande parte um fator inerente; entretanto, tanto a coordenação e a velocidade podem ser aperfeiçoadas a partir de um treinamento adequado. A técnica da corrida está explicada na Seção Básica geral. A velocidade pode ser subdividida em quatro fases: a largada, a aceleração, a manutenção da força e o final.

Os dois principais componentes que proporcionam o aumento da velocidade são: a largura dos passos (comprimento da passada) e a rapidez com que são executados (frequência da passada). Podem ser de 100, 200 e os 400 metros inclusive; médio fundo (800 metros e 1 500 metros); e longa distância ou de fundo (3 000 metros ou mais, chegando até às ultramaratonas).

Corridas de Revezamento

São provas de velocidade para equipes de quatro integrantes, 4 x 100 metros e 4 x 400 m, disputadas no feminino e no masculino. No 4 x 100 m, a equipe deve permanecer na mesma raia da largada até o fim da prova. No 4 x 400 m, os corredores podem sair da raia após a passagem do primeiro bastão. Existe uma área determinada para a passagem do bastão. Se a passagem for feita fora dessa área, a equipe é desclassificada. Os revezamentos representam as únicas provas coletivas do atletismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com