TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Projeções Axonométricas

Por:   •  3/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 3

1. Perspectivas Axonométricas

As perspectivas axonométricas é um sistema de representação a três eixos no mesmo plano em tridimensionalidade: comprimento, altura e largura. Sendo um tipo de projecção cilíndrica em que as figuras são representadas num sistema ortogonal de três eixos.

No desenho técnico, é muito utilizada pela arquitetura e engenharia, devido à sua simplicidade e praticidade de representação, e a chance de proporcionar imagens de fácil compreensão quanto às da perspectiva exata, quando o ângulo visual desta é similar ou inferior a 30°.

A aplicação mais usual da axonometria é na perspectiva de instalações hidráulicas e na de peças, em que o problema de medida é essencial.

As perspectivas axonométricas são classificadas em dois tipos:

• Axonometria oblíqua (perspectivas: militar e cavaleira)

• Axonometria ortogonal (perspectivas: isométrica, dimétrica e anisométrica)

Oblíqua Ortogonal

Axonometria oblíqua é aquela em que a direção dos raios projetantes é oblíqua ao plano de projeção.

Axonometria ortogonal é aquela em que a direção dos raios projetantes é ortogonal ao plano de projeção. Utiliza-se como plano de projeção um plano vertical. A isometria e a dimetria são amplamente utilizadas nos desenhos de peças.

PERSPECTIVAS AXONOMÉTRICAS: cavaleira, isométrica e dimétrica. Conforme a perspectiva, estes três eixos formam diferentes ângulos entre si, afetando a marcação das dimensões no desenho.

1.1 Perspectiva Axonométrica Cavaleira

Na perspectiva cavaleira as medidas são reduzidas a metade, no eixo oblíquo de 45° (comprimento), nas restantes representam-se em verdadeira. Ou seja, as medidas das arestas contidas ou paralelas a 45° são marcadas com metade do seu valor real, todas as outras arestas são marcadas com valores reais.

Perspectiva cavaleira de 45° (cabinet)

1.2 Perspectiva Axonométrica Militar

A perspectiva militar é uma variante da perspectiva cavaleira, na qual o quadro é posicionado na horizontal. Esse tipo de abordagem coloca a perspectiva militar como uma projeção cilíndrica obliqua. Sendo também chamada de perspectiva aérea e vôo de pássaro. Podemos facilmente construir a perspectiva militar com o auxílio do método de Monge com os raios projetantes inclinados a 45°. Toda perspectiva (cônica ou paralela) que adote o observador muito acima da linha do horizonte, como se estivesse a mirar o chão, é chamada de voo de pássaro.

Perspectiva militar, voo de pássaro ou olho de pássaro.

1.3 Perspectiva Axonométrica Isométrica

A perspectiva isométrica é um caso particular de projeção cilíndrica ortogonal. O sistema de eixos da situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com