TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Abaixo Referem-se Ao Livro "Cultura Um Conceito Antropológico" De Roque De Barros Laraia. Marque A Alternativa Correta Com Relação às Idéias Do Autor.

Dissertações: As Questões Abaixo Referem-se Ao Livro "Cultura Um Conceito Antropológico" De Roque De Barros Laraia. Marque A Alternativa Correta Com Relação às Idéias Do Autor.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  5.411 Visualizações

As questões abaixo referem-se ao livro “Cultura um conceito antropológico” de Roque de Barros Laraia. Marque a alternativa correta com relação às idéias do autor.

A participação do indivíduo em sua cultura é sempre limitada; nenhuma pessoa é capaz de participar de todos os elementos de sua cultura. Este fato é tão verdadeiro nas sociedades complexas com um alto grau de especialização, quanto nas simples, onde a especialização refere-se apenas às determinadas pelas diferenças de sexo e de idade. Correta

O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de escolhas pessoais e não meramente culturais.

A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, não nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.

Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas são determinantes das diferenças culturais. Segundo Felix Keesing, " existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais.

Se transportarmos para o Brasil, logo após o seu nascimento, uma criança sueca e a colocarmos sob os cuidados de uma família sertaneja, ela crescerá como sertanejo e não se diferenciará do grupo em que construiu sua identidade cultural.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com