TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas de Caça

Por:   •  19/11/2018  •  Artigo  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

Os animais de sangue quente e com pêlos são cautelosos e difíceis de apanhar. É importante, no entanto, que sejam capturados para servirem de alimento ao sobrevivente, pois constituem grande fonte de proteínas, necessárias à manutenção da vida.  As proteínas são a 3ª fonte de energia do organismo, representam 20% do peso corporal, vindo logo depois da água. É parte fundamental nos músculos, sendo responsável por sua contração, cabelo, unhas, pele e órgãos internos como cérebro e coração.  É essencial para o crescimento, manutenção e reparação dos tecidos musculares.  As enzimas, anticorpos e hormônios, responsáveis por regular as reações químicas do organismo são todos feitos por proteínas.  Sendo então fundamental que o sobrevivente adquira proteína através do alimento de origem animal, tendo em vista não serem encontrados de modo tão fácil no alimento de origem vegetal.

Associando a astúcia com a habilidade, o sobrevivente poderá construir implementos denominados armadilhas. Armadilhas são artifícios empregados pelo homem para caça e pesca, empregando meios fornecidos pela selva ou peças dos equipamentos.

c. Apresentação dos objetivos

1) Identificar o armamento e a munição empregada para a caça.

2) Preparar o armamento e a munição para o tiro de caça.

3) Executar o tiro de caça noturno.

d. Apresentação do sumário

1)Introdução (não existe a pretensão de formar atiradores e sim de passar um pouco da técnica de realização do tiro e a importância da obtenção do alimento de origem animal).

a)Ligação com a sessão anterior e apresentação dos objetivos.

b) Apresentação do sumário.

c) Relevância do assunto.

2) Desenvolvimento

a) Apresentação, características gerais e manejo das espingardas.

b) Apresentação, características e preparo da munição.


a. Apresentação, características gerais e manejo do armamento empregado para caça.

1) Apresentação

a) Generalidades

As armas leves, de porte individual, podem ser classificadas em dois grandes grupos: as de alma raiada e as de alma lisa. As de alma raiada podem ser curtas (revólveres, pistolas, garruchas,etc) ou longas(carabinas, rifles, fuzis, etc) e as de alma lisa (espingardas) destinam-se à caça, defesa, tiro esportivo (pratos)  e  na selva é utilizada pelo esclarecedor, tendo em vista sua ação em contatos fortuitos.

b) Espingardas

Armas de cano longo não raiado que utilizam munições carregadas com múltiplos bagos esféricos de chumbo de diâmetro adequado para o fim a que se destinam. Eventualmente os cartuchos podem ser carregados com projétil singular (balote).

2) Características gerais

a) Calibres de caça: O calibre de caça de uma espingarda é expresso pelo número de esferas de chumbo puro, de diâmetro igual ao do cano em referência, necessário para atingir 1 libra (454 g) de peso. Assim, em um cartucho calibre 12 são necessários 12 esferas de chumbo com diâmetro igual ao diâmetro interno do cano para se obter 1 libra de peso. Embora já tenham existido outros calibres, atualmente, os mais usados são 12, 16, 20, 24, 28, 32 e 36 (410 mm).

O calibre das armas raiadas é determinado pelo diâmetro interno do cano da arma.

b) Choke: O choke é uma ligeira constrição (diminuição) do diâmetro interno do cano, próximo à sua boca, cuja finalidade é melhorar o agrupamento do chumbo e/ou aumentar seu alcance útil. (o gráfico do quadro mural mostra os melhores intervalos de utilização para cada tipo de “choke”).

Um disparo em um alvo com 30” (762 mm) de diâmetro colocado a 40 jardas (36,6 m) de distância da boca da arma deverá conter cerca de 65/75 % do número de bagos do cartucho original se o “choke” for pleno, 45/55 % se modificado, e 25/35% se cilíndrico. A maioria dos modelos Pump Action da CBC possuem “choke” cilíndrico.

 

3) Manejo

a) Abrir a arma: agir no trinco da tranca, no cabo do bloco, ou no acionador da trava da corrediça.

b) Carregar a arma: colocar o cartucho até que o culote se encaixe no extrator, sem forçar a sua entrada. (mostrar uma arma que é carregada pelo tubo).

c) Fechar a arma.

d) Engatilhar a arma: conduzir o cão à retaguarda.

e) Disparar a arma: acionando o gatilho.

f) Extrair o cartucho: abrindo a arma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com