TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As equipes de trekking

Artigo: As equipes de trekking. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

As equipes de trekking caminham por uma trilhar desconhecida (e, geralmente, desafiadora), tentando manter o máximo de precisão e regularidade em relação aos requisitos de navegação, distâncias percorridas e velocidades médias, definidas por uma planilha previamente elaborada pela organização da prova. Essa Planilha de Navegação é o elemento básico da prova. Ela fornece as referências a serem perseguidas, as distâncias, as velocidades médias e, eventualmente, as direções de bússola. Trata-se de um Plano Base que a equipe percebe no início da prova e tenta acompanhar com o maior precisão possível durante a caminhada. Ganha a prova àquela equipe que caminhar pelos trechos da trilha mantendo a maior regularidade possível em relação aos requisitos de distância e velocidade definidos pela planilha. Ganha quem erra menos, quem atinge os marcos da trilha no tempo mais próximo possível do ideal, e não quem chega primeiro!

As provas de trekking não são, necessariamente, fáceis! Uma vez que a planilha da prova só é entregue algum tempo antes da largada, as equipe não têm a mínima noção por onde terão que passar durante a prova – ela já estará em curso quando, pela primeira vez, as equipes terão contato com o percurso. Geralmente, a trilha se alonga por 10 a 15 quilômetros de distância, devendo ser percorrida em três a quatro horas. O esporte exige muita capacidade de raciocínio analítico para se prosseguir caminhando e adaptar continuamente os cálculos das distâncias na navegação visual e com a bússola, um relativo condicionamento físico para caminhar durante aproximadamente três a quatro horas por trilhas complicadas e inóspitas, subir e descer morros, atravessar rios, saltar sobre pedras, atolar na lama e atravessar matas densas por pequenos caminhos. Porém, não é só isso. Por se tratar de um esporte praticado em equipe, o sucesso na prova requer que se reconheça o papel de cada integrante da equipe e que esses diferentes papéis sejam executados de modo efetivo e integrado.

Normalmente, os participantes da equipe se dividem nos seguintes papeis específicos, podendo, eventualmente, um elemento assumir vários desses papeis:

a. O calculista tem a responsabilidade de transformar as distâncias de cada trecho ou referências fornecidas em metros para passos, já que não é permitida a utilização de equipamentos especiais de medição tipo trena ou GPS. O calculista geralmente dispõe de uma calculadora ou um pequeno computador de braço.

b. O cronometrista, por sua vez, tem a função de verificar se a velocidade da equipe está correta e se o tempo está adequado ao que foi estabelecido na planilha pelo calculista. É o cronometrista que orienta o ritmo da equipe para que ela consiga fazer a prova dentro das distâncias e dos prazos determinados com a máxima precisão.

c. O contador de passos tem a responsabilidade de medir as distâncias entre os vários trechos e referências, conforme orientação do navegador e do calculista. O contador de passos tem que ter uma passada regular (por exemplo, de 1,2 metros para cada passada dupla), onde quer que a trilha indique. Imagine manter a mesma regularidade no tamanho dos passos, seja subindo, seja descendo morros, atravessando rios e riachos, pedras e matagal. Isso é muito difícil e é um das responsabilidades fundamentais da equipe. O contador de passos leva na mão um pedômetro – instrumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com