TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As melancias explodem

Seminário: As melancias explodem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Seminário  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

Gominhas que explodem melancia

O que acontece quando se coloca centenas de elásticos de dinheiro ao redor de uma melancia? Este é mais um exemplo onde à união faz a força, quando se soma a força elástica que cada gominha exerce sobre a melancia obtém-se um força enorme, ou seja, a pressão causada pelos elásticos o suficiente para estrangular a melancia e romper com sua casca de forma violenta!

Gerador de Van Der Graaff e marmitas que pulam

Sem duvida, dentre as máquinas eletrostáticas apresentadas em demonstrações de física o gerador de Van Der Graaff é a mais famosa. É ela que arrepia os cabelos, literalmente.

Usando uma correia de borracha que atrita com cilindros metálicos é capaz de gerar altas tensões. No vídeo mostrado marmitex de alumínio saltando um após outro como se fosse mágica, vemos também bolinhas de isopor pulando e fios de lã se autorrepelindo. Isso

ocorre porque objetos carregados com carga de mesmo sinal se repelem. Assim tanto os marmitex quanto as bolinhas de isopor e os fios de lã adquirem carga elétrica de mesmo sinal e se repelem.

Um gerador de Van de Graaff é uma máquina eletrostática que foi inventada pelo engenheiro estado-unidense descendente de holandeses, Robert Jemison van de Graaff por volta de 1929. A máquina foi logo empregada em física nuclear para produzir as tensões muito elevadas necessárias em aceleradores de partículas.

Versões pequenas do gerador de Van de Graff são frequentemente vistas em demonstrações sobre eletricidade, produzindo o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem.

Esquema de funcionamento do gerador: 1 esfera de metal, 2eletrodo conectado a esfera, com uma escova na ponta para assegurar a ligação entre a esfera e a correia, 3 rolete superior, 4 lado positivo da correia, 5 lado negativo da correia, 6 rolete inferior, 7eletrodo inferior, 8 bastão terminado em esfera usado para descarregar a cúpula, 9 faísca produzida pela diferença de potencial

O gerador básico com excitação por atrito é composto por uma correia de material isolante, dois roletes, uma cúpula de descarga, um motor, duas escovas ou pentes metálicos e uma coluna de apoio. Os materiais mais usados na correia são o acrílico ou o PVC. Os roletes são de materiais diferentes, ao menos um deles condutores (como Teflon e alumínio), para que se eletrizem de forma diferente devido ao atrito de rolamento com a correia. O motor gira os roletes, que ficam eletrizados e atraem cargas opostas para a superfície externa da correia através das escovas. A correia transporta essas cargas entre a terra e a cúpula. A cúpula faz com que a carga elétrica, que se localiza no exterior dela, não gere campo elétrico sobre o rolete superior; Assim cargas continuam a ser extraídas da correia como se estivessem indo para terra, e tensões muito altas são facilmente alcançadas.

O terminal pode atingir um potencial de vários milhões de volts, no caso dos grandes geradores utilizados para experiências de física atômica, ou até centenas de milhares de Volts nos pequenos geradores utilizados para demonstrações nos laboratórios de ensino.

Geradores profissionais utilizam sistemas eletrônicos, para depositar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com