TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Linguisticos

Trabalho Universitário: Aspectos Linguisticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Falar sobre surdez e preconceito é narrar uma das interfaces do ser surda. Na história do povo surdo estão evidentes as marcas que o identificam como um ser incompleto, incapaz, deficiente. A partir dessa concepção da surdez, todo tipo de violência física e simbólica foi exercida, passando por extermínio, reclusão em casa, proibição do uso da língua de sinais, segregação em escolas especiais, até as atuais propostas pedagógicas como bilíngues, utilizadas como mais uma metodologia colonialista, a histórica e despolitizada, que consistem em apenas permitir o uso da língua de sinais sem empreender qualquer ação no sentido de transformar as relações sociais, culturais e institucionais.

Dentre o imenso leque de preconceitos que envolvem o ser surdo. Este texto pretende discutir a norma da fala e o mito da leitura da palavra falada, por entender o quanto ambos legitimam uma série de práticas oralistas, afetando a construção da identidade do ser surdo e seu direito a uma comunicação e formação significativa. Nesse sentido, vale ressaltar que a comunicação via fala e leitura de lábios da língua falada é necessariamente muito limitada para uma pessoa que não pode ouvir. Portanto, a fala pode representar apenas funções comunicativas muito básicas para os surdos.

Desenvolvimento

1- Contextualização da condição das pessoas surdas na sociedade atual, realizando uma comparação entre o passado e o presente e indicando a importância da língua de sinais para a comunidade surda.

No passado, os surdos eram considerados incapazes de ser ensinados, por isso eles não frequentavam escolas. Hoje houve uma grande evolução das conquistas da comunidade surda além da tecnologia eles contam com profissionais qualificados. A língua de sinais constitui o elemento identifica tório dos surdos, e o fato em constituir –se em comunidade significa que compartilham e conhecem os usos e normas de uso da mesma língua, já que interagem cotidianamente em processo comunicativo eficaz e eficiente. Isto é, desenvolveram as competências linguísticas e comunicativa e cognitivas por meio do uso da língua de sinais própria de cada comunidade de surdos.

2- Indicação e Descrição de, pelo menos, 3 conquistas alcançadas pela comunidade surda e 3 obstáculos que ainda precisam ser superados. Associar pelo menos 2 exemplos aos artigos indicados no Passo 1.

Conquistas:

- Dia Nacional do Surdo (26 de setembro)

- Cursos Tecnológicos

- Mercado de Trabalho que passou a ser obrigatoriedade

Obstáculos:

- Preconceito

- Descriminação

- A não qualificação de profissionais e principalmente na sociedade em geral.

3- Proposta de criação de pelo menos uma ação, meta ou recurso (seja tecnológico, educacional, político, etc) para a acessibilidade da comunidade surda à sociedade.

O Decreto 5.626/05 que regulamentou a Lei nº 10436/2002 da Língua Brasileira de Sinais, prevê a organização de turmas bilíngue, constituídas por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com