TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos gerais da surdez

Projeto de pesquisa: Aspectos gerais da surdez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.972 Palavras (8 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade prática supervisionada (ATPS).

Entregue como requisito para conclusão

da disciplina “Libras”.

Sob orientação Professora

Rita de Cássia Bayma- tutor a distância.

São José dos Campos

Novembro 2013

Índice

Introdução..........................................................................................................02

Aspectos gerais da surdez....................................................................03...04…05

Plano de aula inclusão de surdos e ouvintes.............................................06......07

Atividades para inclusão de surdos e ouvintes...........................................08…09

Considerações finais...........................................................................................10

Referências bibliográfica....................................................................................11

Introdução

Foi determinado pelo governo, a inclusão nas salas de aulas regulares, alunos com qualquer tipo de deficiência, temos esta obrigação social, respeitando assim os direitos humanos. A inclusão e a integração dos portadores de deficiência auditiva é muito importante em todas aspectos sociais, culturais, sem distinção de raça, cor, classe social, respeitando e adaptando-os as suas necessidades especiais.

Nesta pesquisa trataremos sobre a inclusão do deficiente auditivo e suas características individuais, a este grupo de alunos apresentaremos metodologias que podem ser aplicadas.

A cultura surda remete a identidade do surdo, sendo ela grandiosa, onde não é simplesmente uma deficiência e sim um estilo de vida, uma cultura.

A surdez no aspecto médico

Relacionamos alguns nomes científicos e populares do que seria exatamente a surdez,

Trazendo as informações de todos os estágios existentes, quais são as etapas do desenvolvimento da deficiência, existe vários tipos e níveis de surdez, com ajuda de algum aspecto, mesmo que a medicina não tenha todas as soluções para eles.

A surdez (Cóclea ou do Nervo Auditivo), neurossensorial ou sensorioneural é a forma mais comum de surdez, pois estão ligados a genética, a condições que o ouvido foi exposto durante a vida, tumores celebrais entre outros. Temos a surdez de Condução que afeta o ouvido externo ou médio e acontece quando as ondas sonoras não são bem conduzidas para ouvido interno, a Surdez mista, de condução e do nervo, é uma combinação de perda auditiva condutiva com perda auditiva e neurossensorial, ela acontece quando o problema está presente no ouvido médio e interno, ao mesmo tempo, a Surdez Retro Coclear, acontece quando o nervo auditivo está danificado ou inexiste.

Para todos os tipos de surdez, mesmo que profunda ou permanentes, existe uma saída eficaz para auxiliar essas pessoas a conviver melhor, com sua família, em sociedade, com o seu meio social.

A surdez no aspecto educacional

Através de um movimento dos direitos dos surdos para conquistar sua própria língua e cultura, os portadores de deficiência auditiva que eram considerados inferiores, ganharam espaço na sociedade. Através do estatuto da língua Brasileira de Sinais(Libras), como a primeira língua usada pela comunidade dos surdos do Brasil, sendo protegida pela lei nº10.436, de 24 de Abril de 2002, esta lei garante o direito a escola, cidadania, a saúde, entre outros direitos. O diferencial da língua de Sinais é a sua modalidade visual-espacial. Libras é uma língua pelo qual a sua comunicação acontece através dos gestos, movimentos expressões, é uma língua oficial que tem muita semelhança com a oral, falada tendo itens lexicais, morfológica, sintaxe e semântica.

Não basta saber os sinais, faz necessário conhecer a gramática, para que a comunicação aconteça de forma clara e correta.

A linguagem de Sinais(Libras), possibilita os surdos a comunicação e a compreensão, unindo a comunidade, dando maiores oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional e social, sendo ativo em seu meio social.

A educação dos surdos deve estar inserida na sua identidade, alteridade, cultural e diferença surda, as metologias estão sendo trabalhadas, onde usa-se estratégias visuais e transmissão de conhecimento em línguas de sinais. Os surdos passa por grandes dificuldades nos serviços de atendimento, como na saúde, na educação e em diversas áreas de atuação, pela falta de profissionais capacitados em libras, ou até mesmo a presença de um interprete para facilitar a comunicação nos atendimentos.

A surdez no aspecto cultural

Na medida em que os surdos legitimam a sua língua e sua comunidade, a cultura surda se faz presente em todo país, com a força já tornou suficiente para ter uma cultura própria, como qualquer brasileiro, japonês, americano e todas as raças, eles tem o seu modo de vida e cultura. Da mesma maneira que sentimos dificuldades, em não saber outras línguas, temos os problemas de comunicação, isto também acontece com a língua de sinais, quando um surdo sendo em seu país ou em outro se encontra, terão dificuldades, pois em todos os países e regiões existem um tipo de linguagem de sinais diferente do outro.

A surdez não é um deficiência, mas sim uma cultura, esse grito de conquista desse grupo seleto. Investir nessa prática é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com