TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspéctos Introdutórios Em Ciências Contábeis

Projeto de pesquisa: Aspéctos Introdutórios Em Ciências Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.672 Palavras (19 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 4

2.1 CONTABILIDADE...................................................................................................4

2.2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL................................................................................5

2.3 CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL..................................................6

2.4 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ........................................................................7

2.5 MISSÃO EMPRESARIAL ......................................................................................8

2.6 VISÃO EMPRESARIAL..........................................................................................9

2.7 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS..........................................................................10

2.7.1 PLANEJAMENTO..............................................................................................11

2.7.2 ORGANIZAÇÃO,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,11

2.7.3 DIREÇÃO..........................................................................................................12

2.7.4 CONTROLE.......................................................................................................13

2.8 AMBIENTE ORGANIZACIONAL..........................................................................13

2.9 ASPECTOS JURÍDICOS......................................................................................15

2.10 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICA NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS....16

3 CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

Entrar no mundo da contabilidade é realmente fascinante, conhecendo sua história, desde os primórdios da humanidade, que faziam seus registros em folhas de árvores, outros em peças de argila, até os tempos atuais, onde a contabilidade exerce uma relevante importância na construção de uma sociedade economicamente organizada.

Podemos destacar a fundamental participação do Frei Luca Pacioli, onde apresentou à sociedade no século XV, a Contabilidade por Partidas Dobradas, que corresponde à teoria: para cada débito, existe um crédito. Norteado assim, o funcionamento dos registros contábeis. Nesse contexto, não podemos esquecer também,a contribuição dada pelas escolas contistas, que, nos trouxeram diferentes visões contábeis, cada uma com sua peculiaridade.

O mero registro e distribuição dos fatos, dados sua quantidade e diversidade, não são recursos suficientes para possibilitar que a Contabilidade atinja seu propósito informativo e orientador. Daí serem esses fatos sintetizados, que recebem denominação genérica de demonstrações contábeis.

Visto que, as mudanças foram significativas para a construção do aperfeiçoamento contábil. Temos que considerar a Contabilidade, não como somente uma matéria a estudar, mas como uma arte, a ser admirada, como uma técnica ou uma ciência, que nos orienta para uma vida profissional de responsabilidade e sucesso.

É imprescindível para o profissional Contábil, estar atento às Leis vigentes que regem a sua profissão, para dessa maneira, poderem exercer os seus trabalhos com mais clareza e eficiência.

Nesse contexto, destaca-se também a interligação da Matemática com a Contabilidade, na elaboração eficaz dos cálculos; referentes à salários, comissões, férias, entre tantos outros fatores a serem calculados e observados, para que haja um controle ativo em todos os níveis de gestão. Com isso, cada vez mais, as empresas devem investir em seus empreendimentos, para assim estarem em constante acompanhamento de uma sociedade cada vez mais exigente, e mais competitiva. Criando também, como gestores, um ambiente empresarial motivador e sempre de acordo com as normas trabalhistas.

2 ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2.1 CONTABILIDADE

A Contabilidade é a ciência social que tem por objetivo medir, para poder informar, os aspectos quantitativos e qualitativos do patrimônio das entidades (físicas ou jurídicas). Constitui uma ferramenta para gestão e controle das entidades, além de representar um alicerce da democracia econômica, visto que, por sua intervenção, a sociedade é orientada sobre o resultado da aplicação dos recursos conferidos às entidades.

A Contabilidade é um sistema cujas metas são registrar, resumir, classificar e comunicar as informações financeiras. Ela é muito antiga, e sempre existiu para ajudar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começa a beneficiar-se dela para recolher impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas.

No ponto de vista de Ludícibus (2000, p.19), a Contabilidade:

Repousa mais na construção de um 'arquivo básico de informação contábil', que possa ser utilizado, de forma flexível, por vários usuários, cada um com ênfases diferentes, porém, extraídos todos os informes do arquivo básico ou 'data-base' estabelecido pela Contabilidade.

O objeto da Contabilidade é o patrimônio das entidades. E em torno dele se desenvolvem suas funções, como forma de atingir sua seu propósito, que é a de informar e orientar a administração sobre a situação desse patrimônio e suas variações.

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade – CFC – nº 774/94 – que dispõe sobre os Princípios Fundamentais da Contabilidade:

A Contabilidade possui objeto próprio – o Patrimônio das Entidades – e consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condições de generalidade, certeza e buscam das causas, em nível qualitativo semelhante às demais ciências sociais. A Resolução alicerça-se na premissa que a Contabilidade é uma ciência social com plena fundamentação epistemológica.

A finalidade da Contabilidade é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com