TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associativismo

Seminário: Associativismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Seminário  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Associativismo é a forma de organização de pessoas ou grupos que possuam o mesmo interesse , de economia autossustentável . Expandindo a cada dia , é considerado muito valido para o desenvolvimento social , que pode ser observado nas comunidades. Essa formalidade são as ONGS e Entidades que funcionam, que possuem voluntários com os mesmos ideais e vontades . As Entidades filantrópicas devem obedecer as normas do município, existem conselhos especializados em orientar os serviços realizados nas entidades, esses conselhos são responsáveis pela a emissão dos certificados de é funcionamento bem como junto a prefeitura declarar que o serviço é de utilidade’’publica.

As Entidades, são exemplos de associações que dependem do recurso da prefeitura e ajuda da população para manter seus gastos econômicos . Uma entidade sem fins lucrativos no âmbito social , não pode cobrar mensalidade dos seus usuários , mas é permitido , sem obrigação uma ajuda de custo para mante-la também . Todo projeto social que é mantido por pessoas que possuem o interesse em comum , tem uma estrutura , e planejamento , e muitos desses projetos são realizados e bairros carentes e requer também a participação da comunidade. As entidades podem possuir voluntários e profissionais remunerados , desde que possuam o mesmo interesse social de acolher o próximo . Não é porque se trata de algo sem fins lucrativos , que qualquer um pode chegar e usufruir . Existem tipos de entrevistas para designar a pessoa que realmente necessite destes serviços .

Uma Entidade que recebe da Prefeitura , uma ajuda para funcionar , ela precisa prestar contas , assim como uma empresa que faz o seu balanço , e esses valores devem ser repassados para a Finanças do município e para o seu conselho gestor . Nenhuma verba que é colocada nestes serviços pela prefeitura ou por meio dela , pode ser utilizada sem a previa autorização e deliberações . Se essa necessidade for comprovada , será permitido o uso dos recursos , sejam eles municipais , estaduais e federais . Doações que sejam repassadas por pessoas jurídicas através do imposto de renda só podem ser destinadas aos projetos novos que favorecem a criança e o adolescente , e pessoa jurídica e física que fizer a destinação deverá posteriormente declarar no seu imposto ou repassar diretamente ao Fundo Municipal ligado a Criança e Adolescente , e deliberar somente após a destinação é que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente , irá deliberar esses valores para a utilização dos projetos’’’’das’’’’Entidades’’’IIinscritas. Entidades sem inscrição na prefeitura e nos conselhos sejam eles : Idoso , criança e adolescente, assistência social , diversidade , comunidade negra , entre outros não podem receber nenhum recurso governamental . E preciso ter uma equipe capacitada para as tarefas , pois o perigo de se ter uma entidade falida , por conta do desvio de verbas e alterações de notas , tem subido muito em todo Brasil e por isso muita gente que necessita dos serviços acabam perdendo , e muita gente prejudicada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com