TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associação Em Serie E Paralelo

Ensaios: Associação Em Serie E Paralelo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

Este relatório tem como objetivo mostrar o comportamento da tensão e da corrente em associações de resistores em circuitos em série e em paralelo. Os materiais utilizados foram: 3 resistores de valores diferente 100, 150 e 220 ohms, 1 fonte de tensão variável, fios para ligação, 2 multímetros, 4 cabos banana/jacaré, 1 cabo banana/banana.

Primeiramente foi realizada a medição no circuito em série, medindo o valor da resistência de cada resistor. Com o circuito montado o multímetro foi configurado para medir as tensões V1, V2 e v3 nos resistores, em seguida foi realizada a medição nas correntes continuas com fundo de escala 200 mA. Os valores se encontram na tabela abaixo:

Tensão na fonte (v) Tensão em R1(V) Tensão em

R2(V) Tensão em R3(V) Corrente no circuito (I)

6,02 1,26 2,80 1,96 12,8 mA

Na segunda parte do experimento montamos um circuito em paralelo onde foi utilizado um multímetro como voltímetro onde medimos a tensão continua do circuito logo após configuramos o multímetro como amperímetro para saber a corrente no circuito. A tabela abaixo trás os resultados da medida:

Tensão na fonte (v) Tensão em R1(V) Tensão em

R2(V) Tensão em R3(V) Corrente no circuito (I)

6,01 121,3 38,9 60,0 27,5

Conclusão

Com base no procedimento experimental realizado no laboratório, podemos concluir que na organização dos resistores montados em serie pôde-se observar que a soma das tensões nos componentes é igual a tensão total aplicada no circuito, a resistência total é igual a soma das resistências de seus componentes, o valor da corrente é o mesmo em todos os pontos do circuito.Em relação a organização em paralelo, constata-se que: a soma da intensidade da corrente em diferentes pontos, equivale a corrente total aplicada no sistema.Todos os componentes suportam a mesma voltagem. Quanto aos erros de medida das grandezas calculadas, deve-se a prováveis erros de medição, pelo fato da ferramenta não nos garanti um alto grau de certeza em relação às medidas observadas. Mas para um estudo rápido e uma análise breve, as medidas nos permite ter uma base concreta na qual realmente o experimento é desenvolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com