TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO DA CURVA CARACTERÍSCICA DA ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE E PARALELO

Pesquisas Acadêmicas: LEVANTAMENTO DA CURVA CARACTERÍSCICA DA ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE E PARALELO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE SALESIANA MARIA AUXILIADORA

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

Por

GIOVANA DIAS

KARYN CRESPO

LAMON ADAMI

RAPHAELEN RODRIGUES

PRÁTICA 5:

LEVANTAMENTO DA CURVA CARACTERÍSCICA DA ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE E PARALELO

Macaé – RJ

Maio/2014

FACULDADE SALESIANA MARIA AUXILIADORA

CURSO DE ENGENHARIA QUIÍMICA

Por

GIOVANA DIAS

KARYN CRESPO

LAMON ADAMI

RAPHAELEN RODRIGUES

PRÁTICA 5:

LEVANTAMENTO DA CURVA CARACTERÍSCICA DA ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE E PARALELO

Trabalho apresentado em cumprimento as exigências da disciplina Laboratório de Engenharia Química I ministrada pelo(a) professor(a) Jefferson Rosa no curso de graduação em Engenharia de Química na Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Macaé – RJ

Maio/2014

ÍNDICE

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 OBJETIVO 4

2 DESCRIÇÃO 5

2.1 ASSOCIAÇÃO DAS BOMBAS 5

2.2 ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE 5

2.3 ASSOCIAÇÃO EM PARALELO 7

2.4 RENDIMENTO NAS ASSOCIAÇÕES 9

3 MATERIAL 9

4 DESENVOLVIMENTO 10

5 RESULTADOS 12

6 CONCLUSÃO 14

7 BIBLIOGRAFIA 15

   

INTRODUÇÃO

Bomba é um equipamento que transfere a energia de uma determinada fonte para um liquido, permitindo que este líquido possa se deslocar de um ponto para outro, inclusive vem tendo desvios geométricos.

São projetadas para trabalhar com vazões e alturas manométricas em faixas definidas pelas suas características de funcionamento. Através de ensaios verifica-se que as bombas são capazes de atender outros valores de vazões e alturas manométricas, além dos pontos para os quais elas foram projetadas. O conjunto dos pontos em que ela é capaz de operar constitui a faixa de operação dela. Suas curvas características centrífugas traduzem através de gráficos o seu funcionamento, bem como, a interdependência entre as diversas grandezas operacionais.

A curva característica de uma instalação representa a energia por unidade de peso que deve ser fornecida ao fluido, em função da vazão desejada, de tal forma que o mesmo possa escoar nessa instalação, em regime permanente.

Bombas Centrífugas são aquelas que desenvolvem a transformação de energia através do emprego de forças centrífugas e possuem pás cilíndricas, com geratrizes paralelas ao eixo de rotação, sendo essas pás fixadas a um disco e a uma cora circular, compondo o rotor da bomba.

OBJETIVO

Levantar a curva característica de uma instalação na associação em série e paralelo.

DESCRIÇÃO

2.1 Associação das bombas

    As bombas podem ser associadas em série e em paralelo dependendo das características do sistema. A associação em série é útil quando se tem uma altura manométrica grande que não pode ser conseguida com uma única máquina e a associação em paralelo é adequada quando se deseja alcançar uma vazão elevada.

2.2 Associação em série

    Como já foi dito, a associação em série é adequada quando a altura manométrica é muito elevada e só é utilizada quando o valor desta altura ultrapassa os valores que podem ser alcançados por bombas de múltiplo estágio. Esta associação consiste na ligação do recalque de uma bomba na sucção da seguinte, permitindo ao fluido receber energia de todas as máquinas da associação, figura 1.

Figura 1 - Instalação de bombas em série

    A curva característica do conjunto é obtida a partir das curvas de cada uma das bombas, somando-se as alturas manométricas correspondentes aos mesmos valores de vazão. Nas figuras 2 e 3 estão esquematizadas curvas de associações de 2 bombas iguais e 2 diferentes respectivamente. É bom se ter em mente que as construções das curvas das associações consideram que os rendimentos das máquinas não se alteram com a associação, o que nem sempre é verdadeiro, pois as condições de operação da segunda máquina são bastante diferentes daquelas utilizadas nos testes para a determinação das curvas características.

Figura 2 - Construção da curva característica da associação de 2 bombas iguais em série

Figura 3 - Construção da curva característica da associação de 2 bombas diferentes em série

    2.3 Associação em paralelo

    

    

   Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com